segunda-feira, 6 de junho de 2016

Até que enfim Gilmar Beiçola manda investigar Aécio Neves



Sei que foi duro beiçola tomar essa decisão, mas não restou alternativa, sob pena de desmoralização total do STF.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes aceitou nesta segunda-feira 6 a denúncia da Procuradoria Geral da República contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), e Clésio Andrade no caso dos documentos do Banco Rural na CPI dos Correios.
De acordo com a denúncia de Janot, Aécio atuou para "maquiar" dados do Banco Rural antes de entregá-los à CPI dos Correios, em 2005, com o objetivo de tentar evitar que tucanos fossem comprometidos na investigação sobre fraude na instituição. O procurador-geral chegou a pedir busca e apreensão no Senado para coletar dados sobre o assunto, mas suspendeu a medida depois que o Senado assegurou que daria acesso irrestrito aos documentos.
Gilmar já havia mandado arquivar a busca de provas contra o tucano em outro inquérito, relacionado a um esquema de corrupção em Furnas, e devolvido o caso ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que disse ser "imperioso" investigar o senador. Segundo Janot, Gilmar não poderia interromper as investigações de um inquérito já instaurado.
Hoje, mais cedo, Gilmar Mendes declarou que não mudou de posição em relação a Aécio. "Eu já tinha determinado a abertura do inquérito. Por alguma razão, o senador teve acesso aos pedidos de inquérito e apresentou uma resposta ao Supremo, inclusive com documentos dizendo que determinados fatos alegados não correspondiam com a realidade factual. Eu submeti ao procurador Janot para que ele examinasse. Não houve mudança de posicionamento e isso está dito no despacho", disse.

Nenhum comentário: