quinta-feira, 12 de junho de 2014

PSB, de Eduardo Campos, é contra o programa Mais Médicos


É essa desgraça de partido que pretende governar o Brasil.

Pernambuco 247 - A Câmara dos Vereadores do Recife votou, em primeira discussão, pela aprovação da proibição de contratação por parte da Secretaria de Saúde do município de contratar ou permitir a atuação de médicos estrangeiros sem diplomas revalidados no país. Na prática, caso o Projeto de Lei 219/2013 seja aprovado na segunda votação, prevista para acontecer na próxima semana, a continuidade do programa Mais Médicos, do Governo Federal, será inviabilizada na capital pernambucana.
A matéria entrou na pauta de votação de uma maneira, no mínimo, estranha. Enquanto os vereadores discutiam os pontos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o presidente da Casa, Vicente André Gomes (PSB), que também é médico, o projeto – de autoria do vereador Rogério de Lucca (PSL) - foi inserido na pauta e acabou sendo aprovado em votação simples. Somente após a votação, os vereadores teriam se dado conta sobre o assunto que versava a matéria apresentada.
Após a aprovação, o líder do governo, Gilberto Alves (PTN) declarou que “todo mundo foi pego de surpresa”, sem que ninguém tivesse tido tempo para questionar o conteúdo do projeto. Já Vicente André Gomes disse ao Jornal do Commercio que qualquer Projeto de Lei que passe mais de 60 dias em uma comissão pode ser votado em plenário mesmo que não tenha um parecer pronto.
O ex-secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde e um dos idealizadores do programa mais Médicos, Mozart Sales, vou a aprovação da medida como um “grande equívoco”. Segundo ele, os médicos do programa que atuam no Recife prestam atendimento a cerca de 70 mil habitantes. “Atendimentos estes que beneficiam, pincipalmente, a população mais carente”, disse Sales ao Jornal do Commercio. Ao todo, o Recife conta com 35 médicos ligados ao programa, sendo 21 cubanos, dois espanhóis, dois venezuelanos, um italiano, dois brasileiros formados no exterior e oito intercambistas.  Em todo o Estado são 646 médicos distribuídos por 143 municípios.

Nenhum comentário: