terça-feira, 29 de abril de 2014

Voltando a seu Quinca



Seu Quinca age como se fosse o suprassumo da honestidade, inteligência jurídica, coragem, civismo, da perfeição.Mas não é nada disso.Seu Quinca é um ministro que padece de complexo de inferioridade, que age por impulso e de olhos abertos para o  que vai sair na mídia comercial no momento ou após a sua fala.Nada nais, além disso.

Seu Quinca, assim como o comparsa de Daniel Dantas, vez por outras mete a boca para falar de coisa que não lhe diz respeito.Faz crítica aberta, velada ao Poder Executivo, ao Poder Legislativo aos partidos políticos, à sociedade civil organizada, aos movimentos sociais.

Agora, quando alguém o critica por causa suas falas, andanças, fortunas, namoradas e decisões o cara vira um bicho feroz, fica bravo, com vontade de esganar quem fala mal dele ou do órgão que preside.

Foi isso que ocorreu quando ele se dirigiu à Lula no dia de ontem.

Seu Quinca, num surto que fez Lampião tremer no túmulo, só faltou bater em Lula porque este afirmou, e com razão, que 80% do julgamento do Mensalão foi político e 20% jurídico.

Ora, desde quando um cidadão não pode se expressar sobre uma decisão judicial?

A pessoa é obrigado a aceitar, cumprir a decisão, mas não está obrigado a concordar com ela.E, mesmo aceitando a decisão, ainda pode fazer uso de todos os recursos cabíveis e da revisão criminal com o fim de escapar da condenação penal.A propósito, os réus do mensalão não tiveram direito de usar todos os recursos previstos no CPP.E seu Quinca ainda vem dizer, na maior cara de pau, que os réus tiveram seus direitos  de ampla defesa e  do contraditório assegurados.

Eu, para exemplificar, aceito a absolvição de Collor de Melo mas não concordo com a decisão do STF. E daí? Estou errado? Lula, do mesmo jeito, aceitou a decisão do Mensalão, mas não concorda com ela.Milhões de brasileiros pensam como Lula.

E essa questão se torna ainda mais relevante na medida em que a decisão parte de um Tribunal que age seletivamente, escolhendo os réus que merecem ser condenados e os que merecem ser absolvidos, que age de acordo com a pauta da mídia comercial.

A bem da verdade, seu Quinca tem mais é que respeitar a opinião dos outros.Justamente ele que só vive falando em democracia, liberdade de expressão.

Nenhum comentário: