sexta-feira, 2 de agosto de 2013

BC fecha Banco Rural, envolvido no caso do mensalão tucano


O Banco Central do Brasil anunciou, nesta sexta-feira (2), a liquidação extrajudicial do Banco Rural S.A., com sede em Belo Horizonte, "em decorrência do comprometimento da sua situação econômico-financeira e da falta de um plano viável para a recuperação da situação do banco".

O banco está envolvido no caso do mensalão do PSDB. Na denúncia da PGR, o STF (Supremo Tribunal Federal) entendeu estar comprovado que na campanha de Eduardo Azeredo(PSDB-MG ao governo de Minas Gerais, no ano de 1998, houve um esquema de desvio de dinheiro público e empréstimos fictícios para a compra de votos de parlamentares aliados do tucano.Faz mas de 15 anos do esquema e até agora não foi julgado.

O banco foi procurado pela reportagem do Terrornews, mas até o momento não se posicionou.

Em comunicado, o BC explicou que a medida deveu-se ao "comprometimento da sua situação econômico-financeira e da falta de um plano viável para a recuperação da situação do banco". O regulador também disse ter detectado graves violações às normas legais e sucessivos prejuízos que sujeitam os credores a risco anormal.

A decisão atinge as demais empresas do conglomerado: o Banco Rural de Investimentos; o Banco Rural Mais; o Banco Simples e a Rural Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários.

De porte pequeno, o Banco Rural detinha, em março, 0,07% dos ativos e 0,13% dos depósitos do sistema financeiro, segundo dados do BC.


A data de liquidação considerada do Rural é 3 de junho de 2013. O BC nomeou Osmar Brasil de Almeida como liquidante do grupo.

O Banco Central afirma que irá tomar todas as medidas cabíveis para apurar as responsabilidades legais para garantir os direitos dos correntistas. Os bens dos controladores e dos ex-administradores da instituição vão ficar indisponíveis, segundo a autoridade monetária.

Segunda intervenção do BC em dois meses


É a segunda intervenção da autoridade monetária em instituições financeiras do país em menos de dois meses.

Em 19 de junho, o BC decretou a liquidação extrajudicial do Banco BVA, que estava sob intervenção desde outubro de 2012. Em setembro de 2012, o BC liquidou os bancos Cruzeiro do Sul e Prosper.

Quatro dirigentes do Banco Rural foram acusados de participação no esquema do mensalão. Eles concederam empréstimos ao publicitário Marcos Valério sem as garantias exigidas. A Folha, obviamente, tratou do mensalão do PT, esquecendo que o Banco Rural, além da Copasa, CEMIG, Telemig, também financiou o caixa dois do PSDB.

Nenhum comentário: