quinta-feira, 25 de julho de 2013

Prefeito lança programa Recife 500 Anos para planejar "a cidade do futuro"


Foto: BlogImagem


Em primeiro lugar, veja a forma de Geraldo Júlio fazer política.Marcketing puro. Nesse ponto Júlio aprendeu com seu padrinho político.O cara coloca uma bancada do tamanho da Prefeitura do Recife para apresentar um projeto de governo.Em segundo lugar, o Recife pede mais saúde, mais mobilidade, mais saúde, mais educação, mais transporte para já e o sujeito lança um projeto para 500 anos.Só sendo brincadeira.É nisso que dá votar num técnico para administrar uma cidade com tantos problemas sociais feito o Recife.


Em 2037, Recife será a primeira capital do país a completar 500 anos. É pra aproveitar o simbolismo desta data que a Prefeitura do Recife está construindo o programa "Recife 500 anos"; a elaboração de um projeto de médio e longo prazo para a cidade. A proposta de construção do Plano foi apresentado pelo prefeito Geraldo Julio (PSB) na manhã desta quinta-feira (25). O projeto deve prever o modelo de desenvolvimento da cidade até 2037.

O "Recife 500" deverá estar pronto dentro de 12 meses e será elaborado em quatro etapas: Mobilização e Articulação; Definição dos Objetivos e Metas; Desenvolvimento da Carteira de Projetos Estratégicos e do Plano de Investimento; e a Consolidação do Plano com a elaboração dos Cadernos Técnicos. Cada uma dessas etapas deve levar três meses para ficar pronta, com prazo final em junho de 2014. O projeto, porém, não será definitivo. A ideia é que ele seja atualizado permanentemente.

O programa é dividido em cinco eixos de atuação: Inclusão e Desenvolvimento Humano; Desenvolvimento Econômico; Reforma do Espaço Urbano e Mobilidade; Sustentabilidade Ambiental; e Melhora dos Serviços Públicos Municipais. De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, Antônio Alexandre, o projeto precisa ser uma "mobilização de todas as forças sociais" para "repensar o Recife".

Para cada um desses eixos será criada uma câmara temática que, junto a um comitê técnico, ficará responsável por discutir e elaborar os projetos. Para incluir a sociedade, a prefeitura também prepara uma série de encontros nas seis regiões administrativas do Recife. Quando necessário, os projetos também serão discutidos em audiências públicas.

Para compor o comitê técnico, o prefeito prometeu que vai convocar especialistas do Brasil e do exterior. Como vem fazendo desde o anúncio das mudanças no Orçamento Participativo, o prefeito ressaltou ainda a participação popular no processo. "Só a cidade vai ser capaz de reinventar a cidade", disse.

Ele também disse que o projeto irá dialogar com o "Pernambuco 2035", uma proposta parecida que vem sendo posta em prática pelo governo do Estado. Na administração estadual, o projeto está sendo desenvolvido por um pool de consultorias, através de uma parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC), uma entidade sem fins não lucrativos.

Geraldo defendeu o Plano do Recife dizendo que é preciso reverter uma lógica da administração do Recife de não pensar no futuro, inclusive além de uma gestão. Por outro lado, o prefeito disse que não é possível descuidar do dia-a-dia da cidade, o "dever de casa".

Projeto Novo Recife

Em entrevista à imprensa, Geraldo Julio negou que o projeto de reordenamento urbano Novo Recife esteja parado. Aprovado no finalzinho de 2012, o polêmico projeto de recuperação de áreas degradas da cidade ainda não foi posto na rua durante os quase sete meses da gestão socialista na PCR.

O prefeito justificou a demora em implementá-lo pelos quatro meses em que o projeto esteve sendo discutido na Justiça. "Faz um mês e pouco, apenas, que a Justiça liberou. [Agora] a gente está fazendo as análises em cima do que a Justiça liberou para poder se posicionar", explicou.Do JC Online


Nenhum comentário: