quinta-feira, 25 de julho de 2013

OMS defende programa Mais Médicos


A Opas, braço da Organização Mundial da Saúde para as Américas, divulgou nota em que apoia o programa do governo federal para diminuir o deficit de médicos.

"As medidas de levar médicos, em curto prazo, para comunidades afastadas e de criar, em médio prazo, novas faculdades de medicina e ampliar a matrícula de estudantes de regiões mais deficientes [...] são corretas, pois países que têm os mesmos problemas e preocupações do Brasil estão colhendo resultados da implementação dessas medidas", diz o texto.

A proposta de ampliação dos cursos de medicina, que agora pode ser revista pelo governo, também é defendida.

"A longo prazo, a prática dos graduandos em medicina, por dois anos no sistema público de saúde, deve garantir maior equidade no SUS."

O posicionamento da organização ocorre em meio a diversas críticas de entidades médicas sobre o Mais Médicos, lançado há 17 dias pela gestão Dilma Rousseff.

Ontem, a Associação Médica Brasileira apresentou, no Supremo, a terceira ação judicial pela anulação do projeto --uma foi apresentada pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) e outra, pelo CFM (Conselho Federal de Medicina)..Uol.

A AMB afirma que questiona "a falta de urgência e relevância do programa [feito via medida provisória]" e a vinda de médicos estrangeiros sem validação de diplomas, entre outros pontos.


A AGU (Advocacia-Geral da União) já montou um grupo de trabalho para identificar ações judiciais e defender a manutenção da proposta.

Nenhum comentário: