sexta-feira, 26 de julho de 2013

O PiG torce por Eduardo Campos



O PiG está vibrando porque Eduardo Campos é considerado o governador mais popular do Brasil, com 58% de aprovação.O PiG vê em Eduardo Campos o único candidato que pode tirar votos de Dilma e levar a eleição de 2014 para o segundo turno, já que ambos são bem avaliados aqui no Nordeste.

Mas não é assim do jeito que o PiG quer.

Inicialmente, é bom que se diga que, muito embora o PiG nem o IBOPE mostraram, como fizeram em relação ao governo Dilma, Eduardo Campos perdeu 30% da aprovação dos pernambucanos, já que na pesquisa do IBOPE do ano passado Eduardo tinha 90% de aprovação.Vê-se que foi uma brutal queda.

Depois, é bom registrar que essa pesquisa IBOPE é meio maluca ou parte dos pernambucanos não sabe opinar.


De fato, conforme a pesquisa, as três áreas de atuação do governo Eduardo Campos aprovadas pelos pernambucanos são capacitação profissional, habitação e moradia e cultura e lazer. As áreas com o pior desempenho são saúde, segurança pública e educação

Ora, as áreas que Eduardo Campos se gaba de serem as melhores(segurança, educação e saúde) os 602 pernambucanos que aprovam Eduardo Campos acham as três piores áreas de atuação.Enquanto as áreas que Eduardo não fez quase nada, como capacitação profissional( o que foi feito de capacitação aqui foi feito através do Sistema S(SESC, SENAC, SESI, SENAI) e das dezenas de escolas federais construídas por Lula aqui em Pernambuco) e como moradia (quase toda moradia aqui realizada foi através do programa Minha Casa Minha Vida, os mesmos 602 pernambucanos aprovam.Vá entender uma coisa dessas!

Por fim, alta aprovação de um governo não é condição sine qua non para disputa de uma eleição, principalmente presidencial, se fosse assim Jarbas teria sido o candidato de FHC no ano de 2002, já que 63% dos pernambucanos aprovavam a sua gestão.Aliás, os pernambucanos adoram aprovar governadores com forte apelo de marketing, como são Jarbas e Eduardo(a propósito, Antônio Lavareda foi marqueteiro de Jarbas Vasconcelos e é, atualmente, de Eduardo Campos).


Recordar é viver.


Jarbas é o melhor governador do País

Pesquisa do Datafolha mostra que administrador do estado chega ao fim do seu 1º mandato com maior nota

Jarbas Vasconcelos (PMDB) termina o seu primeiro mandato em seu melhor momento como administrador: no seu pico de popularidade e com o título de melhor governador do País. O destaque tem o respaldo da pesquisa do Instituto Datafolha, que o DIARIO DE PERNAMBUCO publica hoje com exclusividade e que faz uma avaliação do desempenho de nove governadores de estado e do Distrito Federal. Jarbas ganhou como média geral 7,2 - computada através das notas dadas pelos entrevistados. De acordo com o levantamento, um total de 63% dos pernambucanos aprova a sua gestão. Na segunda colocação no ranking da pesquisa, realizada entre os dias 9 e 11 deste mês, está o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Benedita da Silva (PT), do Rio de Janeiro, e Jaime Lerner (PFL), do Paraná, ocupam as últimas posições.

  O governador comemorou a notícia: "O resultado é gratificante. O crescimento na taxa de aprovação se deve à consolidação do trabalho realizado em todas as áreas da administração de janeiro de 1999 para cá. Trabalhando em equipe e ouvindo permanentemente a população através do Programa Governo nos Municípios foi possível criar programas e projetos que corresponderam aos anseios dos habitantes de todas as regiões do Estado. Acreditamos ainda que a decisão de investir em infra-estrutura através de obras estruturadoras que estão gerando emprego e renda foi acertada e entendida plenamente pelos pernambucanos", comentou.

  Um estudo dos números apresentados pelas últimas pesquisas Datafolha, de 1999 até 2002, mostra que a popularidade de Jarbas Vasconcelos cresce desde que ele assumiu o Governo, em janeiro de 1999. Em junho daquele ano, quando o Instituto realizou a primeira pesquisa, o peemedebista era aprovado por 43% da população. No final do ano, o percentual subiu para 52%. Caiu para 48% em dezembro de 2000 (49%) e se manteve em dezembro de 2001, no terceiro ano de administração de Jarbas. Em um ano (2001/2002), o índice pulou para 63%.

NO PAÍS - O governador Geraldo Alckmin (PSDB) é aprovado por 64% e ganhou a médiade 7,1. Esperidião Amim (PPB), que governa Santa Catarina, aparece em terceiro lugar, com nota média 6,7 e 54% de aprovação. O governador Beni Veras (PSDB), que assumiu o governo do Ceará em 2002 em substituição a Tasso Jereissati (PSDB) quando Tasso se candidatou ao Senado, ocupa o quarto lugar, com nota média 6,1 e aprovação de 31%. O quinto lugar é ocupado por Otto Alencar (PFL), governador da Bahia, substituto de César Borges, que renunciou ao cargo em 2002 para concorrer ao Senado. A nota média atribuída a Alencar é 5,9 e a aprovação equivale a 37% da população.

  Itamar Franco (sem partido), governador de Minas Gerais, está em sexto lugar. A nota média recebida pelo governador mineiro (5,6) é idêntica à conquistada pelo governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz (PMDB). No entanto, o índice de popularidade de Roriz é menor (112) e, por isso, o peemedebista fica em sétimo lugar. O governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra (PT), ocupa o oitavo lugar, com nota média 5,2 (30% aprovação). A governadora do Rio, Benedita da Silva (PT), que substituiu Anthony Garotinho (PSB) - candidato derrotado à Presidência - está em penúltimo lugar no ranking. A nota média atribuída a Benedita (5,1) é igual á de Jaime Lerner (PFL).


Nenhum comentário: