sábado, 27 de julho de 2013

As digitais de Dudu na Ideia Digital

Ideia Digital possui filial em Pernambuco

Empresa ocupa duas salas no Porto Digital, mas sem interagir com outros empreendimentos. Corporação diz que abriu sede no Recife por razões técnicas


Bruna Serra, JC 


Foco da investigação da Polícia Federal (PF) na operação “Logoff” – que apura licitações e contratos da área de tecnologia da informação firmados pelo governo da Paraíba – a empresa Ideia Digital, desde setembro de 2007, instalou no Recife uma filial. A corporação também possui certames assinados com o governo de Pernambuco.

Ocupando uma área de 54 metros quadrados, ao custo de R$ 3.199,58 por mês, no primeiro andar do Porto Digital, no bairro do Recife – aclamado centro de desenvolvimento de tecnologia do Estado –, a empresa funciona de forma isolada, contrariando a proposta interativa do local.

Segundo funcionários que trabalham no centro de tecnologia, os integrantes da Ideia Digital não interagem com os demais empreendimentos, sequer são conhecidos por quem trabalha no Porto Digital.

“Essa empresa é aqui desse andar? Eu nunca ouvi falar o nome dela aqui”, disse um dos funcionários que trabalha numa das empresas que funciona no primeiro andar do edifício Cais do Apolo, quando questionado ontem sobre a Ideia Digital.

Quem chega às salas 14 e 15 do prédio não tem dificuldades em constatar esse isolamento. Os integrantes da empresa trabalham com as portas trancadas. São tão desconhecidos dos funcionários locais que chegam a ser caracterizados como ausentes e esquisitos por alguns.

A Ideia Digital nasceu em 1992, em Salvador, onde até hoje está sediada a matriz. Sua cartela de clientes é formada majoritariamente por órgãos públicos como a Assembleia Legislativa e o Ministério Público da Bahia, a Petrobras e o Banco do Brasil. Os governos de boa parte do Nordeste, a exemplo de Paraíba, Pernambuco e Ceará também têm contratos com a empresa.

Seus sócios, Paulo de Tarso Araújo e Mário do Lago, são citado no inquérito da PF como beneficiários diretos das concorrências direcionadas na Paraíba e em Pernambuco, onde foi utilizado um espelho da ata de registro de preços praticada no Estado vizinho pelas secretarias de Educação e Ciência e Tecnologia.

Procurados pela reportagem do JC, os sócios da Ideia Digital não quiseram se manifestar. Em uma nota genérica, a assessoria de imprensa da empresa limitou-se a esclarecer que a decisão de abrir uma filial na capital pernambucana se deu por comodidade.

“A opção por abrir a filial no Recife se deu por conta da necessidade de suporte técnico e operacional nos projetos por ela suportados no Estado de Pernambuco e, por conta da situação geográfica privilegiada da cidade, atender a contratos em outros Estados, possibilitando a expansão territorial da sua atuação”, diz a nota da Ideia Digital

Nenhum comentário: