sábado, 27 de julho de 2013

Aécio critica comissionados do Governo Federal, enquanto Minas mantém 14 mil cargos em comissão


Cínico



Apesar de ter 10% da população nacional, Minas Gerais mantém proporcionalmente seis vezes mais profissionais comissionados no Estado em comparação com o Governo Federal

O senador e ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), criticou fortemente a estrutura do governo Dilma Rousseff durante uma convenção estadual do partido em Santa Catarina no último domingo (14). O parlamentar bateu na tecla do número de ministérios e dos cargos em comissão mantidos pelo Governo Federal.

"É quase um tapa na cara da população brasileira termos 39 ministérios e 22 mil cargos comissionados, preenchidos exclusivamente pelo critério de filiação partidária. Vamos fazer diferente e melhor, porque o PSDB tem coragem de romper com estruturas falidas para iniciar um tempo novo no Brasil”, afirmou durante o evento.

Entretanto, o parlamentar se esqueceu que apesar de possuir apenas 10% da população nacional, Minas Gerais mantêm atualmente 14.767 cargos comissionados no Estado, o que representa 67% do total de cargos do Governo Federal proporcionalmente seis vezes mais servidores de comissão que a administração nacional.



Mas, em nota, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) de Minas Gerais informou que, do total de cargos, apenas 13.373 estão ocupados, sendo que "77,48% (10.361) são providos por servidores efetivos e 22,52% (3.012) são recrutamento amplo".

Já entre os 22.332 cargos comissionados do Governo Federal, 16.510 (73,92%) são preenchidos por servidores concursados e 5.822 contratados (26,07%). Os dados são do Boletim Estatístico de Pessoal do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.


Em novembro de 2011, o senador Aécio Neves fez a mesma crítica a projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados que previa a criação de mais 90 cargos em comissão de Direção e Assessoramento Superiores (DAS) ligados à Presidência da República. Mas no mês de janeiro do mesmo ano, o governador de Minas, Antônio Anastasia, assinou um decreto autorizando a criação de mais 1.314 cargos comissionados até 2014.

Fonte:Portal Minas Livre

2 comentários:

Ed Soares disse...

Quando aparecem alguns me redes sociais e chamam estes profissionais da política de cínicos, eles acham ruim.

O PSDB querendo a barganha perdida desde muito mete o pau no PT e esquece de seus "rabos".

Fico impressionado com certas coisas...

brasilpensador.blogspot.com disse...

SOME AI OS CARGOS COMISSIONADOS DO PSDB DE MINAS SP PARANA QUE APESAR DE NAO SER UM GOVERNO FEDERAL OU SEJA UM PAÍS INTEIRO VAO DAR 3 VEZES MAIS DO QUE O GOVERNO EM CARGOS COMISSIONADOS.,