quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Taxa de juros média para pessoa física é a menor desde 1995

 

Os bancos é que não estão gostando nada disso.


 
A taxa de juros média geral anual das operações de crédito para pessoa física foi a menor desde 1995, segundo levantamento da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). Ficou em 5,43% em janeiro, contra 5,44% em dezembro.
 
 
De acordo com a associação, as taxas de juros das operações de crédito ficaram praticamente estáveis em janeiro de 2013 na comparação com dezembro de 2012.
 
 
Das seis linhas de crédito pesquisadas para pessoa física, a taxa mensal de juros de três se mantiveram inalteradas em janeiro em comparação ao mês anterior: cartão de crédito rotativo (9,37%), empréstimo pessoal bancos (2,93%) e empréstimo pessoal financeiras (6,96%). Já as linhas de juros do comércio e cheque especial sofreram redução.
 
 
A única que teve aumento foi a linha CDC bancos (1,54%).
 
 
PESSOA JURÍDICA
 
 
A taxa de juros média geral para pessoa jurídica se mateve inalterada em 3,07% ao mês em janeiro.
Das três linhas de crédito pesquisadas para pessoa jurídica, desconto de duplicatas se manteve em 2,22%. Conta garantida sofreu redução de dois pontos percentuais, para 5,55% e capital de giro subiu quatro pontos percentuais para 1,45%.
 
EXPECTATIVA
 
 
"A nossa expectativa é de que as taxas de juros voltem a ser reduzidas nos próximos meses por conta da melhora da economia, pela maior competição no sistema financeiro após os bancos públicos promoverem reduções em suas taxas de juros, bem como com a expectativa de redução dos índices de inadimplência", diz a associação, em nota.folha

Nenhum comentário: