domingo, 19 de agosto de 2012

Dilma barra Eduardo no Palácio do Planalto

Dilma barra Eduardo no Palácio do Planalto e agrava crise entre PT e PSB

 

Por Ricardo Antunes


O governador Eduardo Campos foi barrado no Palácio do Planalto ao tentar uma audiência com a presidente Dilma Rousseff. A informação foi dada pela Folha de São Paulo em sua edição de hoje (quinta). Ele está em Brasília desde terça-feira e, ontem, segundo a colunista Vera Magalhães, teria tentado um contato com a presidente para tratar de assuntos administrativos e conversar sobre política mas não obteve sucesso. A presidente nem sequer teria retornado seu telefonema para a supresa e irritação do governador .
Para observadores, esse foi um evidente sinal de que Eduardo não está mais com tanto prestígio assim depois que rompeu com o PT Recife o e lançou a candidatura do seu ex-secretario, Geraldo Júlio, contra o senador Humberto Costa. Desde então, Eduardo vem se esforçando para passar a impressão de que a questão é apenas regional, que mantém sua boa relação com o ex-presidente Lula e que apóia a reeleição de Dilma para 2014.


Por sua vez, os petistas dizem justamente o contrário. Para a cúpula nacional do PT, Eduardo Campos foi “ingrato” com o presidente Lula, que trouxe as principais obras para seu governo, “traiu” o projeto da Frente Popular ao isolar o PT no estado se alinhando com seu maior inimigo, o senador Jarbas Vasconcelos, e, na verdade, faz jogo duplo com a presidente Dilma Roussef já que carrega a obsessão de ser candidato a sucessão presidencial em 2014. “Isso é apenas o começo”, disse um parlamentar ao ser indagado sobre a negativa da presidente Dilma em receber o governador. Para ele, foi um claro sinal de que, haverá sim, retaliação a forma “ansiosa” com o governador pernambucano tem conduzido suas articulações política sem levar em consideração o apoio que o PT lhe deu na primeira hora quando do segundo turno contra o candidato de Mendonça Fiho, em 2006, que tinha o apoio de Jarbas Vasconcelos.Os jornais locais não repercutiram a informação da Folha de São Paulo.
“Ele errou, foi arrogante e esqueceu que em política a deslealdade tem um preço ”, acrescentou o parlamentar lembrando que o todo poderoso José Dirceu, o presidente Rui Falcão e o senador Humberto Costa já prometeram “troco” em 2014 quando o governador tentará fazer o seu sucessor. Eduardo Campos também teria ficado irritado com a forma “jocosa” como foi tratado nessa quinta pelo senador Humberto Costa e pelo próprio ex-presidente Lula que estava gravando uma participação para o guia eleitoral do PT, em São Paulo. O fato ocorreu na sede da produtora do marqueteiro Joaõ Santana na zona sul de São Paulo.


Aos ouvidos do governador chegou a informação que o ex- presidente teria brincado com ao fato dele ter dido que ganharia a eleição no primeiro turno. ” Ele não vai ganhar nada.Quem vai ganhar somos nós do PT”, teria dito, Lula em direção a Humberto Costa e provocando risos entre os presentes. No PT, também é lembrado que o governador dificilmente terá terá o apoio do partido na sua sucessão o que esfacelaria de vez a Frente Popular que rachou esse ano.


Por falar em 2014, quem estaria tentando amenizar a irritação do ex-presidente Lula com Eduardo Campos é o ex-ministro José Múcio Monteiro. Ele goza de prestígio com Lula e tem linha direta com o ex-presidente de quem foi “bombeiro” no episódio do “mensalão” que está sendo julgado pelo STF. Com trãnsito livre também com o governador, Múcio está tentanto aparar as arestas que ficaram pelo rompimento politico com o PT a pedido próprio Campos. O ” núlceo duro” do partido, no entanto, já trata o governador como “inimigo” a ser batido nas próximas eleições municipais.


Eles acreditam que Eduardo Campos, em caso de naufragio econômico do Governo Dilma, não teria qualquer hesitação em se compor com o tucano Aécio Neves (PSDB) para alimentar seu sonho de se candidatar ao Planalto. “Ele não foi correto conosco nem com o presidente Lula”, repete com mantra as princiapis lideranças petistas.


Um sinal eloquente de que a “guerra” entre o PT e PSB está apenas começando. E terá forte desdobramentos nas próximas semanas.

4 comentários:

Anônimo disse...

Esse caso pode ser visto sob duas óticas:
a) Na condição de governador, sai prejudicado o estado, em face de possíveis represálias inconfessas por parte do governo federal;
B) Considerando sua possível candidatura em 2014 para presidente, sem dúvida esse distanciamento o favorece. Um nada improvável desgaste do governo Dilma e do PT até as eleições de 2014 fortifica qualquer candidato de oposição. E, Eduardo Campos muito provavelmente pode aglutinar os seus principais partidos numa candidatura com potencial de deter o projeto de continuidade do PT no Palácio do Planalto. Possui inquestionável carisma, simpatia e competência, e até onde se sabe, um passado "Nada Consta", que passa a ser predicado raro hoje no meio político.o Brasil político precisa de novidade. Quem sabe estamos diante de uma vindo de Pernambuco novamente.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Possui inquestionável carisma, simpatia e competência, e até onde se sabe, um passado "Nada Consta", que passa a ser predicado raro hoje no meio político.o Brasil político precisa de novidade. Quem sabe estamos diante de uma vindo de Pernambuco novamente.Eduardo não possui nada disso que você diz.Eduardo não passa de um politico plastificado, que nunca pisou numa favela, assim como fazia o seu avô.Eduardo não passa de um traidor.Pernambuco é o que é hoje graças o governo Lula, que investiu pesado neste estado.A competência de Eduardo passa pela privatização da saude, da educação e do saneamento.Eduardo entregou todos os grandes hospitais de PE ao IMIP, entidade fundada pela família do atual Secretário de Saude de PE.Eduardo, a pretexto de dizer que cumpre a lei do Piso Nacional do magisterio, tirou direitos adquiridos dos profesores antigos.o quadro de professores da Educação de PE é formado por estagiário e o por professores contratados via contrato temnporário.O governo Eduardo Campos está a um passo de privatizar a COMPESA.Qaanto ao nada consta, sei não, já ouvi coisas cabeludas a respeito dele

strunfim disse...

Se foi notícia da Folha devemos analisar melhor (ficar com um pé atrás).... O Gov Eduardo Campos é um bom nome para Presidente, caso dona Dilma não queira ou aconteça lá o que for. Eu não quero mais votar em Paulista (seja nascido aqui ou Politico daqui). Um do nordeste seria bom.

Anônimo disse...

Eduardo vive surfando nas obras do governo federal. É o nosso Aécinho. Tem a imprensa na folha de pagamento. É um desastre na segurança, educação e saúde. Vive colando seu nome em tudo que é obra do governo Lula e Dilma. Um traidor de Lula.