sexta-feira, 27 de julho de 2012

Operação Bolinha de papel 2: Globo quer expurgar Haddad do noticiário

 

A pareceria entre José Serra (PSDB) e a TV Globo continua sólida como sempre. A legislação eleitoral exige que o noticiário na TV trate todos os candidatos de forma igual, até mesmo os chamados nanicos. Ou mostra todos ou não mostra ninguém. Para fugir dessa realidade, só fazendo um acordo aceito pelos partidos que disputam a eleição.

A emissora, nas eleições passadas, sempre cobriu o dia-a-dia dos candidatos conforme dita a lei, recorrendo ao subjetivismo de mostrar o que o bom para as candidaturas que ela apoia, e esconder o que é bom dos candidatos que a emissora toma como adversários.

Agora que o PSDB se interessa por esconder José Serra, esfriando a campanha para manter os números das pesquisas como estão, a Globo faz uma proposta indecente.

A emissora demotucana propôs exibir só os dois primeiros colocados nas pesquisas nos telejornais local SPTV diariamente. Os outros quatro candidatos (Haddad, Chalita, Soninha, Paulinho), apareceriam em rodízio, 3 vezes por semana. Giannazi e Levy Fidelix, nem isso.

Todos rechaçaram a proposta, menos Serra e Russomanno (que hoje são os dois mais conhecidos e que aparecem na frente das pesquisas). Novo encontro foi remarcado para terça-feira na emissora.

Fica claro que a TV Globo faz uma proposta sabidamente inaceitável, para arrumar uma desculpa e esfriar a campanha no noticiário, conforme querem os marqueteiros tucanos.

A emissora também quer melar qualquer debate no primeiro turno, ao propor fazer só com os 5 primeiros colocados. Serra foge dos debates para não ter que responder sobre sua promessa descumprida em 2004, pela má gestão de Kassab, além de coisas mais cabeludas como a Privataria Tucana, Paulo Preto, a doação milionária do Gontijo ligado à empeiteira Delta, e o escândalo das propinas para licenciar Shopping Centers.Os Amigos do Presidente Lula.

Nenhum comentário: