quarta-feira, 20 de junho de 2012

Lula e Hollande criticam austeridade e defendem crescimento contra crise global


O ex-presidente brasileiro e o atual mandatário francês se reuniram nesta quarta-feira (20) no Rio de Janeiro, para discutir a crise econômica e as propostas da Rio+20. No encontro, Lula disse que a vitória de Hollande favorece a adoção de medidas para enfrentar os atuais desafios, e o francês elogiou as políticas dos governos progressistas da América Latina.


Rio de Janeiro – O ex-presidente Lula se encontrou no final da manhã desta quarta-feira (20) com o socialista François Hollande, recém-eleito presidente da França, em um hotel na zona Sul da cidade. Durante pouco menos de uma hora, ambos discutiram a crise européia e alternativas às políticas de austeridade, que, na visão deles, têm impedido a recuperação econômica do bloco.

“Ambos concordaram que é preciso propor medidas corajosas e vencer os desafios sociais, políticos e econômicos que se colocam ao mundo: resolver a crise do emprego, combater a pobreza e dar à juventude esperança de futuro”, revelou nota divulgada pela assessoria de Lula.

O mesmo texto anota que o brasileiro considerou que “a vitória de Hollande favorece a adoção de medidas para enfrentar os desafios que se colocam para o mundo em geral, e para a Europa em particular, após esse período prolongado de imposição de soluções ortodoxas para uma crise que decorre fundamentalmente da desregulamentação do capital financeiro mundial”.

Por sua vez, o francês elogiou os "governos progressistas da América Latina" e suas políticas de superação da crise, que buscam não comprometer o crescimento e a distribuição de renda. Nem Hollande, nem Lula concederam entrevista aos jornalistas após o encontro. Um assessor do ex-presidente alegou a necessidade de o ex-presidente preservar sua garganta, após o tratamento de câncer por que passou.

Por essa razão, Lula também reduziu suas atividades na Rio+20. No início da tarde, ambos seguiram para o complexo do Rio Centro, na zona oeste da cidade, para acompanhar a cerimônia de abertura da conferência da ONU. A última atividade prevista pela assessoria de Lula será um jantar, na quinta-feira (21), com representantes africanos, no Palácio da Cidade, sede da Prefeitura do Rio.

A decisão de Lula em rever o atual mandatário francês se deve à proximidade entre os dois. Ambos já haviam se encontrado em Madri, em outubro de 2011, quando Hollande ainda era candidato. Na ocasião, o ex-presidente defendeu uma “solução brasileira” para a crise européia, com incentivo ao crescimento econômico, geração de postos de trabalho e distribuição de renda.

Vitorioso nas eleições, Hollande se tornou o primeiro presidente socialista francês desde François Mitterrand, que governou o país por 14 anos, entre 1981 e 1995. Ele tomou posse no mês passado e, agora, pressiona a chanceler alemã, Angela Merkel, a rever as políticas de austeridade disseminadas na zona do euro.Carta Maior

Um comentário:

H.Pires disse...

Somente um comentário. Eterno Presidente LULA, o mundo precisa do Sr. o Brasil idem. Desta forma e da melhor forma para o Sr. DESCANSAR até se RECUPERAR INTEGRALMENTE, LARGA são paulo prá lá. Infelizmente. Visto que 35% dos Paulistanos politizados, batalhadores incánsaveis por uma São Paulo melhor, estão submetidos a uma são paulo SUBSERVIENTE a globo/veja/psdb e asseclas aboletados. Essa são paulo, do crime organizado, das explosões de caixas eletronicos, dos estupros, dos arrastões, das chacinas, de dementes alcoolizados e drogados que matam no transito, não estão a merecer atenção alguma(51% deles) das forças progressistas. Cometem o mesmo erro há 20 anos, elegendo a direita midiatica partidária, para seus próprios assassinatos. Esta são paulo NÃO TEM JEITO e outros municipios/estados que votam nessa direita globo/psdb, se nivela por baixo. Eles que decidam suas vidas ou suas mortes e tem que ser respeitados na sua escolha. As energias devem ser direcionadas para Estados progressistas, com eleitores que realmente querem um mundo melhor. Quem vota na globo/psdb, que se refestele com a falencia própria. Jamais merecem a saude de ninguem.