quarta-feira, 18 de abril de 2012

PEC do Trabalho Escravo: líder do PT anuncia votação para dia 8


O líder da bancada do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto (SP), anunciou nesta terça-feira (17), durante ato público do Movimento dos Sem Terra (MST), alusivo aos 16 anos do massacre de Eldorado dos Carajás, que o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), assumiu, com a anuência dos líderes partidários, o compromisso de votar no dia 8 de maio o segundo turno da PEC do Trabalho Escravo.

“Como na próxima semana haverá a votação do Código Florestal, decidimos não contaminar o tema do trabalho escravo com outro assunto. Ficou mesmo para o dia 8 de maio, e todos vocês estão convidados a conferir essa votação”, disse o líder. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Trabalho Escravo prevê a expropriação de terras onde for constatada a exploração de trabalhadores em condições análogas às de escravos.

Antes do anúncio da votação, o líder e outros deputados prestaram solidariedade aos integrantes do MST no ato contra a impunidade e por reforma agrária no campo. “Espero que mais gente não tenha que ‘tombar’ para que a gente faça essa reforma agrária”, ressaltou Tatto.

O ato prestou reverência à luta dos 21 sem terra assassinados em 17 de abril de 1996, durante operação de desobstrução, pela polícia militar, de uma rodovia estadual, no Pará. Por conta do massacre, a data de 17 de abril foi transformada em Dia Internacional de Luta pela Terra, quando o MST realiza manifestações em todo o País.

Fonte: Informes PT

Nenhum comentário: