sábado, 21 de abril de 2012

Os Cansados deveriam indignar-se com o PiG

Stéphane Hessel, no livro Indgnai-vos, termina assim:"Não, essa ameaça não despareceu totalmente.Por isso, apelamos sempre para "uma verdadeira insurreição pacífica contra os meios de comunicação de massa, que, como horizonte para os nossos jovens, só sabem propor o consumo de massa, o desprezo aos mais fracos e à cultura, a amnésia generalizada e a competição desenfreada de todos contra todos.A todos aqueles e aquelas que construirão o século XXI, dizemos com carinho:CRIAR É RESISTIR.RESISTIR É CRIAR".Eu acrescento:apelamos para que tenhamos uma mídia democrática e independente. 

Interessante citar esse trecho do livro de Hessel porque, em primeiro lugar, no dia de hoje, está ocorrendo em várias cidades brasileiras manifestações cobrando que o Supremo Tribunal Federal, que está mais sujo que pocilga, apresse no julgamento do Mensalão.Como sempre, Os Cansados só cobram punição para petistas.

Concordo que todos devem cobrar do Poder Judiciário a punição dos corruptos.Agora, de todos os partidos, sem exceção.Não interessa se o corrupto é do PT, do PSDB, do DEM, do PMDB, do PP e afins.Não sou da teoria orwelliana que defende que todos os corruptos são iguais.Mas alguns são mais corruptos que os outros".Para mim, corrupto é corrupto, não tem o mais nem o menos.Sempre digo:desejo punição dura para todos os corruptos, para os corrutos do PT desejo punição com requinte de crueldade.


Interessante citar, também- e aqui é o que interessa-, o trecho do aludido livro porque os militantes do Movimento Cansado, devem também cobrar  pela democratização dos meios de comunicação(o PiG e os cansados chamam de censura).

Com a descoberta que Policarpo Quaresma, Leonardo Atuch, o repórter G da Globo, que até agora a blogosfera não descobriu quem é, Mino Pedrosa supostamente prestam assessoria a bandidos para garantir a lucratividade de seus negócios, é mais que urgente colocar na ordem do dia a democratização dos meios de comunicação.

Um jornalista não pode, a pretexto da defesa da moralidade, aliar-se a empresários bandidos e mafiosos com objetivo de beneficiar seus negócios(dos empresários bandidos), de derrubar governo, de destruir reputações.A acusação vinda de gente da laia de Cachoeira, de Daniel Dantas  não tem nenhum valor.Objetiva-se ameaçar, chantagear servidor público, governos contrários a seus interesses, empresários concorrentes com o fim  único de obter vantagens e destruí-los.

Afirma Eurípedes Alcântara, chefe de Policarpo Quaresma, na defesa que faz da Veja:“A ética do jornalista não pode variar conforme a ética da fonte que está lhe dando informações. Entrevistar o papa não nos faz santos. Ter um corrupto como informante não nos corrompe.”

Claro que pode.Ninguém vai comparar, como visto acima, o depoimento de um pessoa decente com o depoimento de um bandido.Até mesmo o depoimento de um policial, que prendeu um meliante, não é tão isento quanto o de um cidadão comum que presenciou o crime.O depoimento de uma criança não se compara com o de um adulto.De igual modo o testemunho de uma fonte decente não se compara com o de uma fonte indecente, sem ética.Somente o interesse da Veja em defender a causa de  Carlinhos Cachoeira justifica a aliança entre este e àquela.

Alcântara, provavelmente, nunca ouviu falar da teoria da árvore com frutos envenenados.


Segundo essa teoria, que, diga-se de passagem, advém de preceito bíblico, a árvore envenenada no pode dar bons frutos.É o caso de depoimentos advindo de bandidos do naipe de Daniel, Dantas, Naji Nahas, Cachoeira, Fernandinho Beira Mar.Esse tipo de depoimento é totalmente envenenado, só a Veja não percebe assim.Na verdade, a  Veja tenta justificar o injustiticável.

Para finalizar, é de bom alvitre que os Cansados , além de cobrar punição para os corruptos, cobrar também a regulação(não censura) dos meios de comunicação.o PIG  só para de ser monopolista, de distorcer o fatos, de mentir, de defender interesses de bandido no dia que o povo, inclusive o Cansados, insurgir-se contra os meios de comunicação.Vamos lá, Cansados, indignai-vos! Cobrem a CPI do PiG, da Veja.

Nenhum comentário: