segunda-feira, 16 de abril de 2012

Não adianta a Globo mentir e espernear: vai ter que encarar a CPI do Cachoeira


Entrevista de Walter Pinheiro de ontem desmente o Globo de hoje.

A que ponto chega a manipulação do jornal "O Globo" em espalhar falsos boatos para tentar impedir a CPI do Cachoeira.

O jornal de segunda-feira é impresso na noite de domingo (ou primeiras horas de segunda), logo se o jornalista quiser colher declarações deveria entrevistar no domingo durante o dia, do contrário terá que inventar ou publicará matéria com declarações antigas, da semana passada.

No domingo o líder do PT no Senado, Walter Pinheiro, concedeu entrevista em Salvador (BA) a outro veículo de imprensa, o Bahia Notícias, onde confirmou e defendeu a necessidade de CPI do Cachoeira. Eis alguns trechos da entrevista:
O Senado vai ter que tocar, de um lado, a quebra de decoro de Demóstenes, que representará a perda de mandato. Mas, por outro lado, não pode transformar toda essa rede de negócios montada por Carlinhos Cachoeira e que envolveu gente do Legislativo, do Executivo, do Judiciário e da iniciativa privada em um fato no qual a cassação de mandato resolveria o problema. É importante que o Senado julgue o decoro, mas dê uma contribuição grande para que todas as coisas levantadas sejam apuradas
... o que é que nós estamos pedindo? Que os dados venham à tona, exatamente para evitar proteção, seja lá para quem for. É por isso que, quando nós pedimos inicialmente que os dados chegassem à Corregedoria e ao Conselho de Ética, era para a gente ter os dados e não ficar conhecendo em dose homeopática pela imprensa, entendeu? Como o Supremo Tribunal Federal informou ao Senado que não enviaria os dados, a não ser que tivesse uma CPI, então está aí a CPI.
No mesmo domingo, às 19hs, o presidente da Câmara Marco Maia, outro petista publicou em seu site o artigo "Por que a Veja é contra a CPMI do Cachoeira?", não deixando qualquer dúvida quanto ao apoio à CPI.

Mesmo com tudo o que aconteceu na semana passada e isso aí acima que aconteceu no domingo, na edição de segunda-feira do jornal O Globo sai essa falsa notícia:



Durante o dia da segunda-feira, novos desmentidos. O líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto (SP) desmentiu qualquer recuo, assim como o senador Walter Pinheiro também declarou que a CPI não tem volta:

Líder petista nega recuo na instalação da CPI do Cachoeira



Deputado Jilmar Tatto (SP) diz não haver intenção da sigla de 'rediscutir' os rumos da comissão depois de Dilma ter manifestado a Lula sua preocupação sobre a investigação das relações políticas de Carlinhos Cachoeira


16 de abril de 2012
 
Denise Madueño, da Agência Estado
 
 
BRASÍLIA - O líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP), afirmou que nesta terça-feira, 17, os partidos já deverão ter concluído o recolhimento de assinaturas para protocolar o pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar as relações políticas do empresário do jogo, Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. São necessários, pelo menos, 171 apoios na Câmara e 27, no Senado, para a criação da CPI mista. "Não há recuo por parte do PT", disse Tatto. "Essa CPI não é contra a oposição nem contra o governo. É para investigar uma organização criminosa que engendrou no Estado brasileiro", continuou.

O líder do PT nega a intenção do partido de "rediscutir" a CPI, depois que a presidente Dilma Rousseff teria se queixado com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a instalação da comissão. Tatto afirmou que a CPI é uma agenda do parlamento. "Esse não é assunto do governo", disse. "Nunca o governo disse que era para fazer ou que não era para fazer a CPI", completou.
Enquanto as assinaturas são recolhidas, a oposição traça a estratégia de aproveitar a CPI para tentar trazer de volta à cena o escândalo do "mensalão", que atingiu o governo do presidente Lula em 2005. Para Tatto, o chamado mensalão tem sua rota própria e os envolvidos no escândalo deverão ser julgados, neste ano, pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O líder considera que o DEM e o PSDB buscam desviar o foco da CPI, porque as investigações da Operação Monte Carlo da Polícia Federal chegaram aos dois partidos. O senador Demóstenes Torres (GO) deixou o DEM e responde a processo de perda de mandato no Conselho de Ética do Senado e auxiliares próximos do governador Marconi Perillo (GO) aparecem nas investigações da PF envolvidas com o esquema de Cachoeira.
Assim que for criada a CPI do Cachoeira, os partidos terão 48 horas para indicar os nomes que integrarão a comissão - 15 deputados e 15 senadores, distribuídos entre os partidos de forma proporcional ao tamanho das bancadas. A presidência será ocupada por um senador do PMDB, provavelmente o peemedebista Vital do Rego (PB), e o relator será um deputado do PT. Tatto afirmou não ter decidido ainda o nome do relator. "Vários deputados têm me ligado, colocando-se à disposição, mas ainda não há uma definição", disse. O líder, no entanto, descarta indicar algum petista que vá disputar as eleições municipais em outubro.


Ra redação, co informações dos Amigos do Presidente Lula.

2 comentários:

Anônimo disse...

As forças do Mal se
articulam
Ser ou não eis a questão
Amigos do Lulalá
quá quá

Lula 3 Vezes disse...

Eu estou procurando um meio de entrar em contato direto com o Leandro Fortes ou o próprio Mino Carta para propor uma matéria de capa na Carta Capital com a seguinte manchete: “Por que a oposição corrupto-moralista e imprensa golpista tem tanto medo de José Dirceu”.

O momento seria mais que oportuno, dada todas as combinações de fatos que estão e estarão para acontecer no decorrer desse ano bombástico.

A mídia golpista está numa posição de ataque (defensivista) impressionante!

Muitos e muitos brasileiros ainda desconhecem o porque do José Dirceu ser o dragão de 7 cabeças para a imprensa golpista brasileira e para a oposição. E nada mais de extremamente útil se a Carta Capital lançasse em todas as bancas do País uma edição histórica para que aqueles brasileiros menos informados ou ainda manipulados pelo Jornal Nacional e Veja pudessem saber ou ter uma versão justa dos fatos.

Diante de tudo que está aos nossos olhos, a cada dia que se passa, eu acredito menos e menos que a imprensa golpista e a oposição demo-tucana, corrupta, criminosa e moralista, queiram incriminar o Dirceu somente para prejudicar os Governos Lula/Dilma. Não faria muito sentido. Colocá-lo numa prisão ou eliminá-lo fisicamente não faria um Serra ou Aécio subir automaticamente a Rampa do Planalto.

É preciso fazer entender claramente à todos desse porque, dessa tremenda cruzada anti-Dirceu. Pode ser que todo esse ataque midiático seja pura auto-defesa desesperada. Mas se fosse só isso, daria em quê, afinal de contas? Não se tem ainda em vista clara uma data precisa para uma Regulamentação da Imprensa no Brasil e outras reformas políticas sem um grupo forte (Dirceu, Franklin Martins e outros) que possa “encarar” o Quarto Poder no Brasil.

Mas certamente não seria somente isso. Deve existir muito mais coisas que a grande maioria dos brasileiros ainda desconheça. Caso contrário, o Ali Kamel e o Policarpo Jr. não estariam assim tão ferozmente focalizados numa pessoa só: o ex-Ministro da Casa Civil.

É preciso mais clareza desse “Por que a oposição corrupto-moralista e imprensa golpista tem tanto medo de José Dirceu”.

Alguém pode avisar o Leandro e a Carta Capital?