terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Herança bendita de Lula

Dilma elogia crescimento e diz que Brasil tem 'onça nordestina'


Dilma Rousseff durante evento do PAC no Recife (Foto: Luiza Mendonça / G1 PE)
Tai Nalon e Luiza MendonçaDo G1, em Brasília, e do G1 PE
 

A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira (28), durante solenidade no Recife, que o Brasil tem "uma onça nordestina", em analogia ao crescimento econômico dos chamados tigres asiáticos - grupo países que se destacou, desde a década de 80, pelo crescimento alto e repentino de suas economias.


Ela exaltou parcerias e investimentos do governador do estado e aliado político Eduardo Campos (PSB) com o governo federal e atribuiu a ele e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - muito aplaudido - os esforços para o que classificou como forte crescimento da economia local.


"No passado, o Brasil crescia só no Sul e no Sudeste. Essa era a realidade do país. [...] O que houve de alteração fundamental desde 2003 foi esse poder de crescimento [no Nordeste] que não excluía as pessoas", disse. "Nós temos aqui uma onça nordestina; não é bem um tigre asiático, mas é uma onça nordestina."


Durante seu discurso, o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, também elogiou o crescimento de Pernambuco. “Você pode atuar de forma mais eficaz, quando se constroem parcerias. E isso é o que a presidente Dilma tem feito aqui em Pernambuco, junto com o governador Eduardo Campos. [...] Eu sou da vizinha Paraíba e lá eu vou ver se eu pego uma rebarbazinha do desenvolvimento aqui de Pernambuco”, brincou.
 
 
Investimentos
 

 Aplaudida, a presidente participou de solenidade de entrega de chaves do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Habitação.


Em viagem ao Recife, inaugurou o Conjunto Habitacional da Via Mangue. Os investimentos do governo federal na obras são da ordem de R$ 48 milhões.


Dilma também anunciou investimento de R$ 2 bilhões do Programa e Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana na Região Metropolitana do Recife. Entre as ações previstas, estão a construção de estradas perimetrais, corredores viários e o projeto de navegabilidade do Rio Capibaribe.


"O que nós vamos fazer aqui é melhorar a mobilidade para quem mora e quem trabalha na Região Metropolitana. Essa é uma questão fundamental para uma cidade. E nós vamos transformar o Rio Capibaribe numa estrada, num caminho, numa via fluvial", disse. "O Recife é uma cidade que foi construída em torno de dois rios. Tem que valorizar esses rios. Essa decisão é do governo Eduardo Campos e nós vamos apoiar sem restrição. Muitos brasileiros e estrangeiros virão aqui só para andar de barco no Capibaribe. E vocês irão usar o rio como transporte."


As obras do PAC da Mobilidade Urbana que fazem parte de um projeto construído em parceria com o governador Eduardo Campos. “O governo federal vai destinar esses recursos para a gente concluir a Segunda Perimetral, a Terceira, para fazer a Radial Sul, para o governo do estado fazer a navegabilidade do Rio Capibaribe, para fazermos a Quarta Perimetral, e os corredores Leste-Oeste e Norte-Sul", detalhou o prefeito João da Costa.

Nenhum comentário: