segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Chávez ameaça nacionalizar bancos que não emprestarem para pequenos produtores



Esse também é o cara.

 

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, alertou que poderá nacionalizar bancos que se recusam a financiar pequenos agricultores do país. Segundo Chávez, alguns bancos não teriam obedecido a um requisito legal de que pelo menos 10% de seus empréstimos deveriam servir de apoio para o desenvolvimento nacional. Durante os últimos anos, o governo venezuelano tomou posse de vários bancos privados em função de possíveis irregularidades.

 
O anúncio foi feito durante o programa de televisão e rádio semanal de Chávez, transmitido do estado de Barinas, uma região agropecuária importante. Citando três bancos em particular – Banesco, Banco Mercantil e Banco Provincial – ele os acusou de favorecer empréstimos para grandes donos de terra e grandes negócios, em vez de fazendeiros menores. “Bancos da Venezuela, privados e públicos: ou vocês financiam a produção agricultural ou tomaremos medidas. Não há outra alternativa”, disse. “Pagaremos aos donos o que os bancos custam e, em dois anos, recuperaremos o investimento”.

 
Chavez também disse que iria acelarar a expropriação de grandes latifúndios para ceder terra a fazendeiros de menor porte. O processo de reforma agrária tem dado a grande parte da população pobre rural os meios para administrar suas próprias fazendas pela primeira vez; no entanto, foi criticado por outros fazendeiros, os quais alegam que houve uma queda na produção.

Com informações da BBC News

Um comentário:

Anônimo disse...

CORRETÍSSIMO, QUEM PAGA DÍVIDAS É TÃO SOMENTE POBRES, PORQUE FINANCIAR SÓ QUEM DESTROEM A FLORESTA?