quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Mesmo ausente, Dilma ultrapassa Serra no Twitter



Presidente publicou última mensagem há um ano, mas tem quase 1 milhão de seguidores Publicado


Quarta-Feira, 21 de Dezembro de 2011, às 11:15 | do R7   



Mesmo sem dar o ar da graça no Twitter há um ano, a presidente Dilma Rousseff está bem próxima de atingir a marca de 1 milhão de seguidores. O último tuíte (ou comentário, na linguagem virtual) foi publicado em 13 de dezembro de 2010, quando ela ainda nem havia recebido a faixa presidencial - e no ano em que seu nome, por causa da eleição, foi o segundo assunto mais comentado da rede social.

 
Mesmo assim, Dilma conseguiu superar em número de seguidores o ex-adversário e tuiteiro assíduo José Serra (PSDB-SP), que dá as caras na rede quase diariamente. Até a última sexta-feira (16), 961 mil acompanhavam o twitter da presidente, contra 884 mil do tucano.

Para Marcelo Branco, profissional de tecnologia da informação e coordenador da campanha de Dilma na internet em 2010, a presidente deveria retornar às redes sociais. Em sua avaliação, a interação com os internautas foi um fator importante na caminhada da petista, eleita com 55 milhões de votos, até a vitória nas urnas.

- Houve uma decisão, do meu ponto de vista, equivocada, da equipe de comunicação do governo de não usar mais o Twitter, uma ferramenta importantíssima para a comunicação horizontal. No caso da Dilma, são mais de 800 mil seguidores [mais de 961 mil]. É um ferramenta que está sendo desprezada.

De fato, o uso da internet como ferramenta de campanha foi um dos destaques das eleições de 2010, e não apenas para a então candidata do PT, mas também para Marina Silva (ex-PV) e para José Serra.

Após o pleito, o coordenador de mídia digital da campanha de Marina, Caio Túlio Costa, chegou a atribuir à internet o sucesso da candidatura da ex-ministra do Meio Ambiente, que ficou em terceiro lugar na disputa com quase 20 milhões de votos.

Obama


Se, no Brasil, o uso intensivo das redes sociais foi uma novidade em 2010, nos Estados Unidos a campanha virtual se tornou uma realidade há mais tempo. Segundo especialistas, este foi um dos trunfos de Barack Obama para chegar à Casa Branca na eleição de 2008.


Ao contrário de Dilma, porém, o presidente americano - que tem mais de 11,5 milhões de seguidores - nunca abandonou a ferramenta. Para este ano, aliás, ele já “decorou” sua página no Twitter com adereços da campanha de 2012, quando disputará a reeleição.

Na opinião de Marcelo Branco, o governo brasileiro precisa dar mais atenção ao diálogo com os internautas.

- Alguns governos que eu tenho acompanhado estão preocupados com isso. Hoje, ainda, o governo brasileiro faz pouca interação. É algo que ainda estamos esperando que mude. [...]O governo não tem uma política de comunicação na internet, ele reproduz um formato de comunicação ‘mass media’ na internet. A audiência está na capacidade de a notícia interagir com o público, e não só na transmissão da informação.

O mesmo contexto é notado também nos ministérios. Levantamento feito em setembro deste ano mostrou que 91% das pastas estavam presentes nas redes sociais - Facebook, Orkut ou Twitter -, mas poucos apostam na interação com os usuários da internet.

Dilma deixou o Twitter em 2010 com uma promessa: “vamos conversar mais em 2011”. Mas quem a segue na rede social espera, desde então, pela oportunidade de ter esse bate papo. Quem sabe ele não aconteça em 2012.

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