terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Mantega afirma que Brasil será 5ª economia mundial antes de 2015

Chora, tucanos malditos!

 

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira que nos próximos quatro anos o Brasil, que acaba de tornar-se a sexta maior economia mundial, terá desbancado a França da quinta posição, antes do que prevê o Fundo Monetário Internacional (FMI).

 "O FMI prevê que o Brasil será a quinta economia em 2015, mas eu acredito que isso ocorrerá antes", declarou Mantega durante uma entrevista coletiva em São Paulo.

O ministro considerou que a velocidade de crescimento do país supera a de nações europeias e por isso "é inexorável que nós passemos a França e no futuro, quem sabe, a Alemanha, se ela não tiver um desempenho melhor".

Mantega lembrou que o crescimento econômico do Brasil entre 2003 e 2010 atingiu uma média de 4,5%, nível que será alcançado novamente em 2012, com previsões entre 4% e 5 %.

O ministro apontou que a geração de emprego e uma inflação sob controle são os principais suportes para que o Brasil se mantenha na "vanguarda do crescimento".

"O importante é que estaremos crescendo mais em 2012 do que em 2011. O câmbio estará melhor e o crédito estará mais barato", ressaltou.

Na segunda-feira, o Governo profetizou que o país vai se consolidar nos próximos anos como uma das principais potências mundiais, ao referir-se a um estudo que coloca o Brasil como sexta maior economia do mundo, após superar o Reino Unido.

"Os países que crescerão mais são os emergentes como Brasil, China, Índia e Rússia. Desta maneira, essa posição vai ser consolidada e a tendência é que o Brasil se mantenha entre as maiores economias do mundo nos próximos anos", disse Mantega em comunicado.

O estudo do Centro de Pesquisas para Economia e Negócios (CEBR), com sede em Londres, publicado hoje pelo jornal "The Guardian", aponta que o Brasil se encontra agora atrás apenas de Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e França na lista de maiores economias do mundo.

A economia brasileira cresceu 3,2% entre janeiro e setembro deste ano, mas nos últimos meses sofreu uma estagnação devido à crise internacional.

O Banco Central informou nesta segunda-feira que os economistas das entidades bancárias do país reduziram sua previsão de crescimento para este ano para 2,90%.

4 comentários:

Antônio Carlos disse...

Acabo de receber a notícia que o blogueiro Gilberto de Azevedo, proprietário do blog PERNAMBUCANO FALANDO PARA E COM O MUNDO faleceu no dia 26-10, o blog tinha este endereço: http://gilbertodeazevedo.blogspot.com/

O TERROR DO NORDESTE disse...

Antonio, em se confirmando essa informação, é uma perda lamentável.Gilberto era um assiduo leitor deste blog.Que Deus o tenha em bom lugar.

Antônio Carlos disse...

Gilvan, a própria irmã me deu a notícia. Eu estranhava a demora dele não postar mais no blog. Ele faleceu no dia 26/10, portanto, fazem dois meses.Infelizmente perdemos um grande companheiro de luta.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Antonio, lamentável.Esse dia foi justamente do dia da última postagem dele.Conversei com ele ao telefone no mês de março.Ele havia passado num concurso na Escola Agrotecnica de Barreiros, minha terra.Eu também estava estranhando a ausência dele neste blog.Valeu pela informação.