terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sem Folha, Câmara discute caso "Falha de S.Paulo" nesta quarta-feira



 
Sem Folha, Câmara discute caso "Falha de S.Paulo" nesta quarta
                   
São Paulo – Uma audiência pública na Câmara dos Deputados, marcada para esta quarta-feira (26), despertou uma reação raivosa do jornal Folha de S.Paulo. O evento pretende discutir o caso do blogue "Falha de S.Paulo", que criticava o jornalismo praticado pelo conglerado de comunicação e que foi retirado do ar em outubro de 2010 diante de ação judicial pelo uso indevido da marca.


Em carta enviada na segunda-feira (25) ao presidente da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, Vitor Paulo (PRB-RJ), a Folha informou que não irá enviar representantes à audiência. A justificativa decorre de o jornal discordar dos "pressupostos, da temática sugerida e do enfoque adotado".


Na nota, assinada pelo diretor de redação, Otávio Frias Filho, pelo editor-executivo, Sérgio Dávila, e pelo secretário de redação, Vinicius Mota, os autores do "Falha, os irmãos Lino e Mário Bochini, seriam alinhados ao PT. A audiência pública foi proposta pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS). Segundo a Folha, a convocação é fruto de "desinformação" e é "matéria superada" pelos diretores.


Pimenta lamenta que a ausência que permitiria esclarecer a decisão de proibir a manutenção da página na internet, considerada como uma forma de censura por parte de ativistas ligados à democratização da comunicação e por diversos blogueiros. "Em mais esse episódio, fica revelada a postura contraditória do jornal paulista, ao se negar a dar informações de suas ações, justo a Folha que existe e sobrevive do ato de informar", criticou o parlamentar petista.


"Parece que o autoritarismo ainda faz parte da marca deste jornal, que apoiou a ditadura no Brasil e se sente intimidada quando provocada publicamente", disse Lino Bochini. Ele e o irmão são alvos de processo judicial movido pela Folha que, além de conseguir a retirada do blogue do ar, ainda pede indenização em dinheiro por danos morais.


O "Falha de S.Paulo" fazia críticas bem humoradas e paródias do conteúdo noticioso do jornal. Criado em setembro de 2010, a página ficou pouco mais de um mês no ar. No fim de setembro deste ano, o Tribunal de Justiça de São Paulo, negou o pedido de reparação por dano moral, mas manteve a página fora do ar.


A audiência está programada para esta quarta-feira (26), às 14h30, no plenário 3 da Comissão de Legislação Participativa. Além dos criadores do blogue, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) devem participar.


Com informações do Vi o Mundo


Nenhum comentário: