quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O verdadeiro alvo

 
Nos últimos dias a mídia hegemônica partiu uníssona ao ataque contra o ministro dos Esportes. Todas as noções de limites éticos foram ignoradas. Tendo como única base o depoimento de um bandido, a Folha chamou Orlando de picareta em charge da página 3. Já O Globo poderia muito bem concorrer com o Völkischer Beobachter, órgão oficial do partido nazista, em matéria de manipulação, calúnia e má fé.


Por Wevergton Brito Lima*


Em sucessivas edições o jornal carioca, que foi uma espécie de diário oficial da ditadura militar, tentou e tenta enxovalhar a honra do ministro e a história e a honra dos comunistas. Quase todos os outros jornalões seguiram a mesma linha e nos programas de rádio e tvs, horas são dedicadas ao tema, que tem, na realidade, a profundidade de um pires: um picareta, relevado e denunciado pelo Ministério dos Esportes, tenta atacar quem o desmascarou em uma clara manobra diversionista que só não enxerga quem não quer.

A atitude firme e corajosa do ministro dos Esportes — que imediatamente e de livre vontade se submeteu a todas as perguntas e inquirições, tendo em seus depoimentos, simplesmente pulverizado as “acusações”, arrancando elogios até mesmo de oposicionistas — foi, é claro, ignorada pela mídia hegemônica. Esse é o “modus operandi” da máfia midiática. O Globo, em sua edição de terça, estampava em manchete que o futuro do ministro dependia de seu depoimento na Câmara. Como o depoimento na Câmara foi altamente favorável ao ministro, o Globo já não considerou isso decisivo e na edição de quarta redobrou os ataques. Seria ingenuidade esperar outra atitude. Se alguma serventia a atual crise tem, é a de acabar com qualquer ilusão (e essa ilusão existe em certos setores da esquerda) de “convivência pacífica” com uma mídia hegemônica de origem extremamente reacionária e autoritária.

E aí é que chegamos ao “x” da questão. As mentiras contra o ministro Orlando Silva são apenas pretexto para atingir o verdadeiro alvo desta campanha da direita: o PCdoB.

O PCdoB é um partido pequeno, do ponto de vista da representação parlamentar e da ocupação de cargos nos executivos. No entanto, defende com consequência a alternativa socialista, propõe um caminho viável para alcançar esta alternativa – o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento -, caminho esse que tem galvanizado cada vez mais importantes parcelas do pensamento progressista. Tem uma militância aguerrida e em constante crescimento. É, fora do poder, o maior partido comunista da América Latina.

Tudo isso, evidentemente não poderia passar em branco para as parcelas mais atrasadas e reacionárias da elite que não se conformam com a “aviltante” existência da sigla dos comunistas que ainda tem a “petulante” ousadia de ampliar sua influência e sua força.

No momento em que o Partido é atacado, cada militante recorda em seu íntimo das incontáveis vezes nestes 90 anos em que o Partido foi atingido de forma vil pelas mais torpes mentiras e perseguições. Nada disso jamais abateu o ânimo do militante comunista.

Ato público em defesa do Partido e do camarada Orlando

Os militantes do Rio de Janeiro, a exemplo de seus camaradas por todo o Brasil, também empunham bem alta a nossa bandeira. O PCdoB-RJ transformará a abertura da sua 17ª Conferência Estadual em ato de defesa do Partido e do camarada Orlando, contra os ataques raivosos e caluniadores da mídia a serviço da direita anticomunista. Diversas personalidades do mundo político já confirmaram presença, inclusive o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo. O evento acontecerá no auditório do Hotel Rio's Presidente, Rua Pedro I, próximo à Praça Tiradentes, às 18hs.

Lembrando sempre o ensinamento de Lênin, que nos advertia que na política a defensiva é a morte, vamos também denunciar de forma veemente o caráter ultrapassado, reacionário e conservador da mídia hegemônica e do capitalismo/imperialismo, ao qual ela é subordinada.

* Wevergton Brito Lima é Secretário Estadual de Comunicação do PCdoB-RJ

Portal Vermelho

Nenhum comentário: