sábado, 29 de outubro de 2011

Jabor destila racismo contra Orlando e é rechaçado no Twitter


Em comentário na Rádio CBN, na última quinta (27), o cineasta e jornalista Arnaldo Jabor destilou todo o seu preconceito e anticomunismo ao comemorar a saída de Orlando Silva do Ministério do Esporte. "Finalmente, o Orlando Silva caiu do galho”, disse Jabor, ao iniciar sua fala na rádio. Além de associar, indiretamente, o ex-ministro a um “macaco”, o que se segue é uma saraivada de xingamentos gratuitos e raivosos contra Orlando, o PCdoB e a UNE. As declarações geraram reação nas mídias sociais.

Utilizando-se de toda a teatralidade de que é capaz, o comentarista da ultradireita esculhamba não só com a sigla comunista, mas joga todos os partidos na vala comum da corrupção, discurso muito comum entres os que tentam desacreditar a política e os políticos.

Mas é contra o PCdoB que ele centra fogo. Jabor não só reforça o coro da mídia como um todo - que tem alimentado o noticiário com denúncias a respeito das quais não há nenhuma prova sequer - como toma como verdade as acusações que nem chegaram a ser investigadas. E passa dos limites, ao agredir até o falecido líder comunista João Amazonas, classificando-lhe como um "delirante maoista".

Com sua metralhadora de adjetivos desabonadores, dispara também contra a UNE. Numa demonstração de completa neurastenia, ele chama jovens de "malandros" e "oportuinistas", depois os acusa de desviariam dinheiro.

O comentário provocou reação. Nas redes sociais, até a noite desta sexta (28), crescia o movimento em repúdio ao jornalista, que desrespeita as principais regras da profissão. Com a hastag #ArnaldoJaborRacista, os internautas defenderam o PCdoB e cobravam um processo contra Jabor por racismo.

"Espero uma atitude imediata da justiça pq no Brasil Racismo é crime inafiançável #ArnaldoJaborRacista", postou a tuiteira @Marianna_UFRN . O presidente da Ubes, Yann Evanovick, também rebateu, em sua conta no twitter @YannUbes: "Jabor no Brasil de hoje representa o que tem de pior na sociedade. Isso é para os que acreditam que no Brasil não tem mais racismo. #vergonha".

Até a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Maria do Rosário, criticou o comentarista no microblog. "Quero repudiar veementemente a declaração racista do Arnaldo Jabor sobre o ex-ministro Orlando Silva. Isso é inaceitável!", escreveu.

A entidade do movimento negro Unegro anunciou que lançará manifesto de repúdio às declarações de Arnaldo Jabor e exigindo sua imediata demissão, além de uma investigação do Ministério Público por crime de racismo.

Da Redação Portal Vermelho

Um comentário:

DELANO disse...

Infelizmente, qualquer resposta legal ao crime cometido pelo afetado Jabor, ao que tudo indica, não prosperará, tenda em vista a Lei do Idoso, onde o neurastênico cheiradão da terceira idade certamente se aninhará covardemente.
Isso é que dá: foi dado muito espaço para este pseudo-intelectual, que insurgiu plagiando obra de Nelson Rodrigues. Ora, nem todo esquizofrênico é gênio; e foi justamente aí que cometemos o grande erro.
Viagens lombráticas à galope ficam legais no teatro, no Cinema Novo, ou quando ele está cheirando com as n..., digo, brancas dele, mas... nós achávamos engraçado aquelas crônicas cômicas que a hegemônica Globo nos apresentava como verdades iquestionáveis.
E aí o maluco cheio de salamaleques, parecendo comediante de talk show para adolescentes, vai tomando espaço, tomando espaço e deu no que deu. O cinema pervertido, onde ele dava vazão às suas dores psíquicas da temática sexo, acho que ele parou justamente quando parou de fazer sexo.
Evoquemos aqui todos os negros do Brasil para repudiá-lo, criticá-lo, processa-lo, inquiri-lo, ataca-lo (de todas as formas – uma cuspida, por exemplo, será que é um crime maior do que o cometido por ele). Morte a Arnaldo Jabor, racista f... da p...