quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O voto distrital e a direita

Marcos Coimbra - Marcos Coimbra
Correio Braziliense - 14/09/2011
Sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi

Estão vendendo ao país duas teses falsas. Uma é dita explicitamente: que os problemas da democracia brasileira se resolveriam se tivéssemos o voto distrital. A outra fica sugerida: que sua implantação no Brasil seria algo simples


Com impressionante velocidade, a direita brasileira se descobriu favorável ao voto distrital desde criancinha. Sem que exista qualquer motivo lógico que explique o porquê, políticos, intelectuais, empresários e jornalistas conservadores se encantaram com ele e começaram, em coro, a defendê-lo. Ao mesmo tempo, passaram a espinafrar o voto proporcional, que faz parte das regras do nosso sistema político desde o Código Eleitoral de 1932.


Em nenhum lugar do mundo havíamos visto coisa parecida. A argumentação em favor do voto distrital nunca teve cor ideológica, nunca foi bandeira da direita ou da esquerda. A discussão sobre suas vantagens e desvantagens sempre permaneceu no plano técnico.


Quem tem um mínimo de informação sobre o assunto sabe que não há sistema eleitoral integralmente bom ou ruim. Todos têm aspectos positivos e negativos.


Sabe, também, que faz pouco sentido falar em voto distrital no abstrato, assim como de voto proporcional puro. Cada país tem seu sistema, com coloração e particularidades únicas. Há tantos sistemas de voto distrital (e de voto proporcional) quantos países que o adotam.


Existem democracias plenamente funcionais e bem sucedidas com voto distrital, e (muitas) outras com as diversas formas possíveis de voto proporcional. Aliás, em termos puramente quantitativos, a maioria dos países democráticos do mundo tem algum tipo de voto proporcional.


É compreensível que a campanha que a direita brasileira está fazendo em favor do voto distrital não apresente os ponderáveis argumentos que existem contra ele. Seus responsáveis têm todo o direito de subtrair da opinião pública o que é contrário a suas preferências. Afinal, na guerra ideológica, o que menos importa são os fatos.


Não é o mesmo que se pode dizer de quem, na mídia, deveria se ocupar do jornalismo. Chega a ser lamentável que veículos de informação assumam função de pura desinformação.


Estão vendendo ao país duas teses falsas. Uma é dita explicitamente: que os problemas da democracia brasileira se resolveriam se tivéssemos o voto distrital. A outra fica sugerida: que sua implantação no Brasil seria algo simples, que "só depende da vontade política". Ou seja: que não é feita porque "alguém" não quer.


É com teses desse gênero que se fazem as campanhas que os profissionais do marketing político chamam de "construção de agenda" (mal traduzindo a expressão norte-americana agenda building). Identifica-se um incômodo, dá-se-lhe uma explicação, põem-se a mídia para promovê-la e convocam-se as "pessoas de bom caráter" a agir.


Já vimos esse filme várias vezes: há um problema (por exemplo, a falta de empregos em uma economia avançada), cria-se um "culpado" (por exemplo, os imigrantes do terceiro mundo) e pede-se aos eleitores que votem em quem vai "resolvê-lo" (por exemplo, um partido de direita).


Quando os problemas são reais e preocupam as pessoas, a questão é convencê-las de que o diagnóstico de suas origens é correto. Se o admitirem, abraçarão "a causa", o que fica tanto mais fácil quando mais alto a mídia bater o bumbo.


Há uma nítida e compreensível insatisfação da maioria da sociedade brasileira com o sistema político. Além de sua crônica dificuldade de assegurar a todos adequada representação, ele padece de vários vícios, dos quais o mais irritante é a corrupção.


A direita brasileira, através de seus núcleos de pensamento estratégico e intelectuais, quer fazer com que o país acredite que o PT e, por extensão, o governo (ou o que ela chama de "lulopetismo") são a favor do sistema de representação proporcional porque assim se perpetuariam no poder. Quer, portanto, que "as pessoas de bem" se tornem defensoras do voto distrital, assegurando-as de que só com ele é possível simplificar as eleições, aumentar a responsabilidade do eleito, a vigilância do eleitor, acabar com a corrupção.


Não existe qualquer evidência, seja baseada em nossa experiência com o voto distrital (pois já o tivemos durante várias décadas), seja na de outros países, que permita afirmações desse tipo. Nem ele é garantia de solução para tais problemas, nem faz sentido dizer que o voto proporcional os provoca.
É improvável que a direita fale essas coisas por ignorância. Mais fácil é imaginar que, apenas, finge saber como dar resposta às justas preocupações da sociedade.

5 comentários:

Anônimo disse...

O PT mobiliza seus estafetas, tipo Marcos Coimbra, para atacar o voto distrital. Agora eles dizem que é coisa “da direita”, do bicho-papão! Não! É coisa de gente direita!

Além disso, se o Partido da Bandidagem e seus estafetas são contra, só pode ser bom para o Brasil. Não foi assim com tudo o que eles combateram antes de chegar lá, e a que aderiram depois, sem o menor pudor? Com exceção da corrupção, que eles já praticavam desde criancinhas, e como ninguém!

Voto distrital na canalha petralha!

H.Pires disse...

Uma curiosidade do "além", tal qual mula sem cabeça: "...A direita brasileira, atraves de seus nucleos de pensamento estratégico e intelectuais...". Deus do céu. A direita brasileira nada tem além de sua midia, para se perpetuarem no poder. Tal qual são paulo. A tal direita brasileira, é um conjunto vazio de inteligencia inexistente. É o ponto de intersecção do NADA COM COISA ALGUMA, com o intuito de roubar e vender nossa Amada Pátria. Só através das MENTIRAS E DISTORÇÕES DA GLOBO E ASSECLAS, se mantem no poder. Até nos tais "premios" deles, por eles e pra eles, o COMUNIQUE-SE, que premiou a mirian leitão e sarDEMberg, para qualquer pessoas minimamente honesta e decente, só poderia ser RECUSADO. Tal "premio" significa uma MÁCULA na vida de qualquer um. No entanto, levando em conta os premios regados a bebidas, a direita é só muito festiva e extremamente perigosa.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Anônimo, voce não entende porra nenhuma sobre Sistema Eleitoral, portanto, o que você diz não vale merda.Vá procurar ler mais sobre voto distrital:uma dica:Jairo Nicolau tem um bom livro que fala sobre o assunto.Pires, exatamente.

Anônimo disse...

"Com impressionante velocidade, a direita brasileira se descobriu favorável ao voto distrital (desde criancinha). Sem que exista qualquer motivo lógico que explique o porquê, políticos, intelectuais, empresários e jornalistas conservadores se encantaram com ele e começaram, em coro, a defendê-lo. Ao mesmo tempo, passaram a espinafrar o voto proporcional, que faz parte das regras de nosso sistema político desde o Código Eleitoral de 1932."


Huuummm… É mentira! Discute-se o voto distrital no Brasil desde a Constituinte de 1988. Quando se fez o plebiscito do Parlamentarismo, a suposição era a de que se implantaria, quando menos, o modelo misto. O debate é antigo e contava e conta com a simpatia de muitos políticos mais à esquerda no espectro ideológico. Eu não acredito, com sólidos motivos (já falo a respeito), nem nas pesquisas de Coimbra e não teria razão para acreditar na sua memória, não é mesmo? Quer dizer que o “sobrinho” do Collor agora virou um “progressista”, um “esquerdista”, “desde criancinha”? Para um neomudancista e antidireitista, Coimbra argumenta com a elegância de um ganso se fingindo de cisne: se o voto proporcional está aí desde 1932, então deve ser uma coisa boa, é isso? Os eventos recentes da política brasileira e o modo como se forma a maioria no Congresso falam por si mesmos, certo?

VERA disse...

GENTE "DIREITA"????!!! Kiá kiá kiá kiá kiá kiá kiá kiá

Só se LADRÃO agora virou gente direita!!!

Quer gente mais LADRA do que a ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA denominada PSDBostas???!!!

Pois são esses LADRÕES que querem o voto distrital para continuar a nos ASSALTAR desavergonhadamente!!!

Acha que se o voto distrital fosse bom para o País, o Zé-bolinha-baixaria e seus comparsas o estariam defendendo???!!!

De jeito nenhum!!!

Essa QUADRILHA só defende o que beneficia a eles próprios e seus amiguinhos ricos!!!

XÔ PSDBostas LADRÕES com seus votos DEtritais!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK