sábado, 10 de setembro de 2011

Chávez: PDVSA entrará na Abreu e Lima em PE

O Globo - 10/09/2011


BRASÍLIA e RIO. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, telefonou ontem para a presidente Dilma Rousseff para celebrar o acordo entre a estatal venezuelana PDVSA e a Petrobras. Desde 2005, a PDVSA vem negociando sua participação na refinaria de Abreu e Lima em construção em Pernambuco pela Petrobras.


A assessoria de imprensa de Dilma não entrou em detalhes sobre o acordo, mas informou que a Venezuela deu garantias financeiras para, finalmente, entrar com recursos na obra. Fontes do setor, entretanto, informaram que o BNDES não aprovou ainda as garantias apresentadas pela PDVSA para assumir a dívida referente a 40% do financiamento de R$9 bilhões já tomado pela Petrobras. O prazo para o parecer do banco é o próximo dia 30.


Em agosto, todos esses recursos já foram utilizados e, por isso, é importante a PDVSA dar garantias financeiras para assumir a parcela de 40% do empréstimo, equivalente à sua participação no negócio. E ainda entrar com mais dinheiro para continuar as obras.


A expectativa é que a refinaria comece a operar em 2013 - até agora, 35% das obras foram concluídas. A PDVSA tem até 30 de novembro para efetuar o depósito, efetivamente.


De acordo com o porta-voz da Presidência, Rodrigo Baena, Chávez disse que a conclusão da refinaria servirá para aumentar a integração energética entre os dois países. Chávez também disse que está bem de saúde - ele se recupera de um câncer.


O presidente Chávez convidou Dilma a visitar a Venezuela, e ela aceitou.

Nenhum comentário: