terça-feira, 16 de agosto de 2011

A Presidenta


Por Roberto Coral *
 
Desde a redemocratização temos vivido um fenômeno bastante singular. Os presidentes escolhidos têm um apoio popular imenso. Tancredo Neves, apesar de não ter sido eleito diretamente, era querido pelo povo. Passamos pelo Fernando Henrique até chegar ao mais popular de todos, o Lula. Mas qual é o motivo que o poder legislativo não tem a mesma popularidade? O povo sabe votar em presidente. Porém, para os deputados e senadores não sabe. Geralmente ninguém lembra em quem votou. Os eleitos são os que mais gastam na campanha. A população sofre uma pressão das grandes corporações, dos ruralistas, dos empreiteiros, sindicalistas, enfim vota por votar e elege um congresso de servidores destas corporações.
O presidente fica refém. O PMDB no inicio era o partido da pureza teve que colocar o Sarney como seu presidente de honra e fazer acordos com todos. Os intelectuais e puros formaram uma dissidência paulista do PMDB e criaram o PSDB. No poder tiveram que fazer acordos com o PFL e outros. O mesmo aconteceu com o PT. O resultado! Desaguou no mensalão, prática já conhecida por todos. E dele corrupção!
Ouvimos com frequência que a corrupção no Brasil sempre existiu e que agora temos instituições mais fortes, como o Ministério Público e Polícia Federal e uma imprensa livre para divulgar e investigar. Também ouvimos que a corrupção não é um mal só do Brasil, mas sim uma questão humana, ocorre em todo o mundo, a diferença é que no nosso país os corruptos não são punidos.
Pois agora temos uma presidenta que está disposta a romper com esta tradição. É corrupto, rua! Pode não ir para a cadeia ou se vai, fica por pouco tempo, mas pelo menos não permanece no poder. Certamente ela vai perder o apoio do Congresso.
O momento é importante! O povo tem que estar do lado da presidenta. Muitos gostariam de ver os estudantes, sindicatos e intelectuais na rua protestando. Está é a oportunidade. Agora, talvez, poderemos ver quem é sério. Qual vai ser o lado dos parlamentares, dos lobistas, dos grandes meios de comunicação, das empreiteiras, dos ruralistas, enfim de quem tem realmente o poder. Pelo menos podemos diminuir a Hipocrisia.
* Roberto Coral é médico, ex-diretor do HPS

Fonte:Sul21

Um comentário:

Anônimo disse...

Assino embaixo!