terça-feira, 26 de julho de 2011

Dilma anuncia 100 mil bolsas de intercâmbio a cientistas


A presidente Dilma Rousseff lançou nesta terça-feira (26) durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, em Brasília, o programa “Ciência Sem Fronteiras” que oferecerá 100 mil bolsas de intercâmbio nas principais universidades do exterior para estudantes, desde o ensino médio até o pós-doutorado.


O governo federal vai custear 75 mil bolsas que serão voltadas para as áreas de ciência e tecnologia. As outras 25 mil vagas serão oferecidas por uma parceria com a iniciativa privada. A ideia é incentivar a formação de profissionais nessa área e equilibrar o déficit que o país tem hoje. “Para o Brasil dar um salto na área de inovação, formar jovens na área de ciências exatas é fundamental”, explicou.


Os alunos serão contemplados por mérito. Serão usadas as provas do Sisu e do Prouni para a seleção. Dilma enfatizou que a escolha não será por indicação e que o critério de seleção também não vai excluir as classes mais baixas. “Na política de mérito está provada que o Brasil pode contemplar as camadas mais pobres da população”, afirmou.


O programa, que tem parceria entre os ministérios da Ciência e Tecnologia e Educação, terá um investimento de 3 bilhões e 100 milhões reais do governo federal.Uol.

Nenhum comentário: