quinta-feira, 23 de junho de 2011

O que é isso, companheira?

 
Messias Pontes *


A carta da presidenta Dilma Rousseff ao Coisa Ruim (FHC) pelos seus 80 anos, com surpreendentes elogios, pareceu a muitos como um gesto de cortesia. Contudo, soou muito mal as deferências elogiosas ao ex-presidente no tocante à sua política econômica, afirmando entre outras coisas que ele é o responsável pela estabilidade econômica, pois com isso ela corrobora com a tragédia que foi o desgoverno tucano-pefelista com o desmonte do Estado, a criminalização dos movimentos sociais, a exclusão social e a traição nacional.

Para alguns analistas, a Presidenta inflou o ego do Coisa Ruim e o enrolou na própria vaidade, dando-lhe status de líder da oposição e com isso promovendo confusão no ninho tucano e causando desconfiança do senador Aécio Neves e do ex-governador José Serra – o “Zé” Bolinha de Papel. Se a intenção foi esta, ela deu um tiro no pé, pois acabou dando oxigênio a quem estava morrendo asfixiado.

Como negar a herança maldita deixada pelos neoliberais tão criticada nas campanhas eleitorais de 2002, 2006 e 2010? Como esquecer a irracionalidade de quem queria ver o então presidente Lula “sangrar” até a última gota para tomar de assalto o poder central? Como esquecer os maiores escândalos de toda a história republicana brasileira com o vergonhoso esquema de compra de votos para garantir a vitória da PEC da reeleição?

Como não condenar o criminoso processo de desnacionalização de nossa economia e a entrega do patrimônio nacional, notadamente da Vale do Rio Doce e das Teles? E a tentativa de entregar a Petrobras, chegando a mudar o nome da empresa orgulho nacional para Petrobrax? E o que dizer da dívida externa deixada por ele e que era considerada impagável?

O desgoverno do Coisa Ruim quebrou o País três vezes, propiciou a maior concentração de renda – mais que os militares com o chamado “milagre econômico” com a cretinice de “deixar o bolo crescer para dividir depois” -, com o desemprego sem controle, o risco Brasil na casa dos quatro mil pontos, o País sem crédito no exterior, e, pior, sendo governado de fato pelo FMI, e matando a esperança de toda uma geração, destruindo a auto-estima do nosso povo.

Além de traidor da Pátria, o Coisa Ruim é um tremendo ingrato, dado que tinha firmado acordo com o então presidente Itamar Franco para apoiá-lo para retornar à Presidência da República em 1998. No entanto deu um golpe branco, promoveu um gigantesco esquema de corrupção para garantir a sua reeleição e cooptou lideranças peemedebistas para impedir que Itamar fosse ungido candidato peemedebista a presidente. Até professores e lutadores de jiu jitsu de Brasília e Goiânia foram contratados para amedrontar e agredir os delegados do PMDB durante a convenção nacional do partido.

Esse elemento que tanto mal causou à Nação tem mais é que ser desmascarado e apresentado como um verdadeiro traidor da Pátria a serviço do imperialismo, em especial do norte-americano. Não é exagero e muito menos sectarismo afirmar que o Coisa Ruim prestou e continua prestando relevantes serviços à CIA (Central de Inteligência Americana). Ou a presidenta Dilma não sabe que ele recebeu milhões de dólares da CIA, através da Fundação Ford, para envolver a intelectualidade brasileira e latino-americana com interesses imperialistas apenas dois meses depois da edição do malfadado AI-5? Era dinheiro a fundo perdido e sem necessidade de prestar contas. O que foi o Cebrap senão um instrumento a serviço do imperialismo? Sabe a Presidenta que o Coisa Ruim teve todas as suas despesas no seu auto-exílio no Chile pagas por empresas com interesses aqui, como a Mercedes Benz?

A criminalização dos movimentos sociais, em especial do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a tentativa de acabar com o Sindicato dos Petroleiros - como fez a ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher com o Sindicato dos Mineiros de Carvão -, inclusive com a utilização de tropas do Exército para invadir o Sindicato e reprimir os petroleiros, prova cabalmente o espírito antidemocrático do ex-presidente. Isto merece o repúdio de todas as pessoas de bem.

O atrelamento automático e a subserviência ao império do Norte era tamanha que ele nada fazia sem antes consultar o presidente norte-americano Bill Clinton. Com George W. Bush não foi diferente, apoiando a humilhação sofrida pelo seu ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, que foi obrigado a tirar os sapatos em cinco aeroportos nos Estados Unidos depois dos atentados às Torres Gêmeas, em Nova Iorque.

Quando assumiu a Presidência da República em 1º de janeiro de 2003, o presidente Lula enfatizou que “Ministro meu não tira sapatos em aeroporto nenhum do mundo”. Quem definiu magnificamente bem a postura independente e corajosa de Lula foi o cantor e compositor Chico Buarque de Holanda durante a campanha eleitoral do ano passado: “Hoje, com o presidente Lula, o Brasil não mais fala fino com os Estados Unidos e nemfala grosso com o Paraguai e a Bolívia”.

Ao elogiar a política econômica tucano-pefelista, a presidenta Dilma negou as reiteradas afirmações do ex-presidente Lula de que recebeu uma herança maldita, e deu margem para o Cosa Ruim criticá-lo, afirmando que Lula tem problemas psicológicos com ele. Além de retirá-lo do ostracismo a que estava submetido. Afinal, todos os institutos de pesquisa de opinião constataram que o Coisa Ruim deixou o governo com o mais alto índice de rejeição. Comparado com os anteriores, ele foi considerado o pior de todos. Nada justifica os elogios de Dilma Rousseff a ele.

O que é isso, companheira?

* Diretor de comunicação da Associação de Amizade Brasil-Cuba do Ceará, e membro do Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará e do Comitê Estadual do PCdoB.

14 comentários:

VERA disse...

Embora ache que a atitude da Presidenta DILMA tenha sido apenas uma cortesia, penso que ela deu um tiro no pé ao elogiar a MÚMIA PARALÍTICA!!!

Também acho que os membros do PCdoB não têm moral nenhuma para criticar mais ninguém, depois que o Aldo-espalhador-do-deserto se aliou aos ruralistas!!!

H.Pires disse...

Falta algo ai no ex-reino, do ex-fhc, atual podre ex-fhc: Fez de tudo e mais um pouco, para acabar com a Zona Franca de Manaus. Ou seja, o Amazonas estaria em sérias dificuldades caso o podre ex-fhc conseguisse seu intento. Tenho CERTEZA da atitude CORRETA do ETERNO PRESIDENTE LULA, O MELHOR DO MUNDO, em nem sequer ter ligado pro ex-fhc.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Vera, concordo.H,Pires, FHC é um vendilhão safado.

Anônimo disse...

Cuitadinhus dus petraia! Agora é só churumela, dispois qui a Dirma mandô a tar "hirança mardita" inventada pelu invejosu às fava prá modu di ricunhecê qui u seu "quiridu prisidenti" FGaCaC foi u maió prisidenti qui u Braziu ja tevi pourqui "arquitetô un planu duradôru qui dominô a hiperinfrassão i diu istabilidadi ecunomica au paíz".

Parabén, Dirma! Finarmenti ucê diu uma dentru, mulé! É, ucê feis história au dismantelá a patacuada di qui us petraia ven si alimentanu desdi sempri i qui usa pra enganá u povu! Mais cuidadu cu invejosu: si eli nun cortá us purso di tanta reiva i disisperu, vai puxá u seu tapeti na primêra opurtunidadi cumu ja ven tentanu fazê cua ajuda du patrão deli, u "incomun" Sarnei.

Veralula disse...

E me lembro perfeitamente que, naquela semana, os TUNGANOTÁRIOS que vêm aqui escrever MERDA, sentiram ORGASMOS MÚLTIPLOS devido às "felicitações" enviadas pela Dilma ao FGAGAC-rei-da-privataria-maconheiro!!!

É impressionante o complexo de VIRA-LATAS desses BABACAS!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

O TERROR DO NORDESTE disse...

Vera, a tucanalha sente orgasmo com qualquer merda.Ô, gentalha medíocre!

Anônimo disse...

Nun fiqui nervusinha cun a Dirma, cabra véia! Relaxi i gozi, qui ucê nun devi sabê u qui é urgasmu, quantu mais orgasmu murtipru!

Quantu au "FGaGaC-maconheru, eli perdeu totarmenti a graça agora qui a ONU dissi qui u Brasil si tornô, duranti u disguvernu du Bafão, um dos maioris centrus di cunsumu i distribuissão di cucaína du mundu!

Viva u Bafão! Viva Chávis. Viva Muralis!

Qui "palhoçada"!

O TERROR DO NORDESTE disse...

Claro, graças a FHC o Brasil se tornou um dos maiores distribuidores de maconha do mundo.

Anônimo disse...

Mais não conta qui u "quiridu prisidenti" da Dirma tenha cunstruidu uma Transmaconhêra (iguar à Transcocalera qui u BafãO tá ajudanu a construí) pra droga chegá nu Braziu, nem qui tenha doadu dinhêru du BNDEs i refinarias da PeTebráis pru paíz produtô das droga!

João Paulo Ferreira de Assis disse...

Eu também me senti muito mal com esses elogios. Ainda por cima foi inconsequente, para não dizer outras palavras mais apropriadas, mas que se ditas violariam as regras deste blog. Inconsequente porque não pensou no futuro uso político que isso terá. Lembro-me de um troll do PSOL transcrevendo em seus comentários elogios de Lula a Heloísa Helena. Elogios ditos, porém gravados. Eu me convenci desse magno erro estratégico quando o Estadão disse que os elogios de Dilma irão contribuir para o restabelecimento da imagem positiva de FHC perante a História, que reconhecerá seus méritos. Agora só falta lançar o próprio FHC contra a Dilma e corrermos o risco de uma virada (Libera nos a malo) em 2014. Se Serra com toda a antipatia dele ainda conseguiu 44 milhões de votos, FHC consegue muito mais. É só ele parar de defender a descriminação da maconha.



Sei não, mas eu não quero essa mulher candidatando a reeleição. Quero Lula em 2014

Ana Cruzzeli disse...

Dilminha que é um animal politico, sabe o que faz, ela já deve está pensando no aniversário do todo poderoso, Luiz. Quero rasgação de seda entre esses dois.

Não sei quanto aos outros, apesar de achar o Fernandito tudo de ruim, eu ainda nutro odio desse cara. Todo mundo sabe o ódio não constroi e só faz mal aquele que sente, a mensagem ao maior entreguista desse pais me tocou. Tenho que parar de ter odio desse coisa ruim, logo seguirem a mensagem. Chamar de querido, aí vou precisar de pelos menos uns 10 anos ensaiando.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Na verdade, Dilma errou feio ao elogiar a coisa ruim.O PT disputou três eleições criticando o desgoverno FHC, com os elogios de Dilma com qual moral vai criticar de novo? Dá os parabéns à coisa ruim é uma coisa puxar o saco dele é outra.

Anônimo disse...

Acho que entri u Cusa Ruin i u munstrengu qui eli pariu i imbala ate oji, a Dirma tá cumeçanu a percebê qui u míó é, apesá di tudu, u Cusa Ruin. Sinão, cumu é qui ela ia chamá eli di "meu quiridu prisidenti" i dizê qui eli foi u maió prisidenti qui u Braziu já têvi?

Sin, pourqui só un prisidenti qui fossi u maió di todus é qui puderia tê "arquitetadu um pranu duradoro qui venceu a hiperinfrassão i diu istabilidadi ecunomica au paíz". Issu significa qui nun ôvi "erança mardita" coisa ninhuma, só bendita. Foi tudu mintira du Bafão, qui a Dirma agora dismintiu. Ô mió, ôvi sin: U Bafão é a "erança mardita" du Cusa Ruin!

Fora, Bafão!

VERA disse...

Mas não há de ser nada!!! Principalmente, se os próximos adversários for um desses PANGARÉS MANCOS e DESDENTADOS!!!

Vão levar uma surra que até perderão o rumo de casa!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK