quarta-feira, 22 de junho de 2011

Lula ganha mais um prêmio. Já virou rotina

Enquanto isso o pangaré desdentado ganha o prêmio de Rei da Maconha.


Valor Econômico - 22/06/2011

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu ontem o Prêmio Food World 2011, em Washington. Lula quer usar a premiação para cacifar a candidatura de seu ex-ministro José Graziano da Silva para a direção geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

O ex-presidente de Gana John Agyekum Kufuor também foi premiado ontem. Segundo os organizadores do evento, os dois ex-presidentes foram escolhidos pelo esforço feito durante seu governo para executar políticas públicas de combate à fome e à pobreza.

Brasil e Gana devem cumprir metas do Milênio da ONU, de reduzir a pobreza pela metade até 2015. O World Food Prize foi criado em 1986 por Norman E. Borlaug, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1970, para premiar pessoas que contribuem para o fim da fome no mundo.

Lula, de acordo com as informações do prêmio, determinou que mais de dez ministérios se concentrassem nos programas de transferência de renda, permitindo que mais pessoas tivessem acesso à alimentação. O ex-presidente foi elogiado pelo estímulo à agricultura familiar e aos projetos de educação. Segundo dados oficiais, o Brasil reduziu de 12% a faixa de pessoas vivendo em condições de extrema pobreza, em 2003, para 4,8%, em 2009.

Com a premiação, o ex-presidente pretende reforçar a candidatura de Graziano para a direção-geral da FAO, feita por Lula em 2010. A eleição acontecerá durante o congresso da entidade, que começa no sábado, dia 25, em Roma.

O ex-ministro Graziano é agrônomo, economista e coordenou a elaboração do programa Fome Zero, que foi desarticulado no começo do governo Lula. Desde 2006, Graziano é o representante regional da FAO para a América Latina e o Caribe. A função da direção geral do órgão é, sobretudo, diplomática. O objetivo central do órgão da ONU é promover a segurança alimentar no mundo.

Lula intensificou a pressão internacional pela eleição de Graziano. No domingo, o ex-presidente publicou no jornal inglês The Guardian um artigo apoiando-o. Segundo o ex-presidente, a candidatura reafirma o "compromisso do Brasil para com a agenda universal de combate à pobreza e à fome". Lula afirmou que o Brasil, em seu governo, se comprometeu a colocar o problema da fome como uma das prioridades da comunidade internacional.

"De modo consistente com isso, o Brasil tem trabalhado internacionalmente por uma ordem global mais igualitária e equilibrada. Nossa perspectiva está baseada na construção de parcerias igualitárias com países em desenvolvimento em todo o mundo", escreveu Lula. "As credenciais do Brasil no combate à fome e à pobreza estão bem estabelecidas", afirmou. Segundo Lula, o Fome Zero, coordenado por Graziano, " foi o ponto de partida para todas as outras políticas implementadas nos anos seguintes", escreveu o ex-presidente, referindo-se a programas de transferência de renda como o Bolsa Família. (Com agências noticiosas).

Nenhum comentário: