terça-feira, 28 de junho de 2011

Dilma estreia amanhã em cúpula do Mercosul

Ariel Palacios
O Estado de S. Paulo - 28/06/2011
A 41.ª Cúpula do Mercosul começa hoje em Assunção, Paraguai, quando ministros dos países sócios sentarão à mesa de discussões para avaliar o andamento do bloco comercial do Cone Sul, criado há 20 anos. A reunião de presidentes, que será amanhã, contará com a presença da presidente Dilma Rousseff, que debutará em sua primeira cúpula do Mercosul.


A cúpula será o primeiro encontro tête-à-tête entre Dilma e a presidente Cristina Kirchner desde que surgiu o conflito comercial bilateral Brasil-Argentina no início de maio, transformando-se no pior confronto entre os dois países desde a "Guerra das Geladeiras" em 2004.


O estopim da crise foi uma série de medidas protecionistas argentinas aplicada a partir de fevereiro. O Brasil reagiu em maio com a aplicação de licenças não automáticas contra a entrada de automóveis de todo o mundo, inclusive da Argentina. Semanas depois, os governos conseguiram colocar panos quentes na tensão e permitiram uma flexibilização nas barreiras mútuas.


No entanto, os governos do Brasil e da Argentina deverão ouvir as reclamações dos sócios pequenos - isto é, o Uruguai e o Paraguai - que protestam contra uma série de barreiras do mais amplo leque que afetam as exportações de seus produtos para os mercados argentino e brasileiro.


A sensação em Montevidéu é que o bloco do Cone Sul ficou "esvaziado" de "conteúdosrelevantes". O Uruguai assumirá nesta semana a presidência pro-tempore do Mercosul.


A cúpula também será o cenário hoje da primeira reunião formal de ministros da Indústria e Produção dos países do Mercosul. Segundo os participantes, os ministros "aprofundarão uma agenda produtiva" do bloco.


Enquanto isso, os técnicos dos países sócios tentarão aprofundar a coordenação macroeconômica por intermédio da criação de grupos de trabalho destinados a assuntos tributários, fiscais, monetários, financeiros e de balança de pagamentos.


Os argentinos pretendem aproveitar a cúpula para discutir com os brasileiros a definição de incentivos fiscais, com o objetivo de identificar os produtos que poderiam estar sendo favorecidos por subsídios ou políticas fiscais que poderiam causar as denominadas assimetrias.


Além disso, segundo Luis Maria Kreckler, secretário de Comércio e Relações Econômicas Internacionais da Chancelaria argentina, será criado um grupo de trabalho para resolver as assimetrias econômicas existentes.


Espera-se ainda a presença do presidente do Equador, Rafael Correa. Já o presidente venezuelano Hugo Chávez não participa, porque está internado em Cuba. Também estará presente na reunião o chanceler japonês, Takeaki Matsumoto, na categoria de convidado especial

7 comentários:

Anônimo disse...

"O 'EMPODERAMENTO' DO PT VIA BNDES

Há 50 anos quando o Brasil se matinha como no tempo do boi e do arado o Estado brasileiro teve que investir pesado de algumas áreas estratégicas para proporcionar o deslanche do desenvolvimento. Entretanto, no atual estágio da economia mundial quando certos conglomerados transnacionais possuem fôlego econômico que rivaliza com várias nações do planeta não tem mais qualquer sentido que nações como o Brasil sejam sócias de redes de supermercado.
Pois é o que está para acontecer agora, quando a corriola do governo do PT decide como se o Brasil fosse deles, dar ao dono do Pão de Açúcar, o português Abílio Diniz, um naco de R$ 4 bilhões para que passe a controlar o gigante Carrefour, contribuindo para formar um monopólio que cruza interesses da iniciativa privada com o dinheiro público via BNDES.
Monopólio, como se sabe, é uma praga que corrói a livre concorrência, apágio das verdadeiras economias de mercado, para no final, prejudicar como sempre os consumidores em geral e, particularmente, aqueles contam dinheirinho ralo para fazer o rancho semanal.
Para dar a cor vermelho-bolivariana definitiva ao Brasil só falta agora que Lula sofra uma cirurgia de emergência na Guiné Equatorial, onde promoverá, segundo dizem, o 'empoderamento da juventude'.
Enquanto isso, a primeira-ministra Dilma Rousseff 'empodera' o Abílio Diniz e, certamente também, as 'empresas de consultoria' que gravitam em torno do governo petralha.
O assunto é manchete da Folha de São Paulo desta quarta-feira."

VERA disse...

A PRIVATARIA DOS DEMOS-TUCANALHAS VIA BNDES!!!

Em primeiro lugar, a Trolha é tão confiável quanto o registro em cartório que o Zé-bolinha-baixaria fez, ao jurar de pés juntos que não ABANDONARIA a prefeitura de S. Paulo, para se candidatar a governador!!!

Justamente porque a Trolha QUERIA receber do governo federal os mesmos MILHÕES que recebe dos DESgovernos demos-tucanalhas em anúncios publicitários e assinaturas superfaturadas para as escolas estaduais de SP!!!

Segundo, que, quem é TROLL DEMO-TUCANALHA e SABE que seus gurus ASSALTARAM os cofres da Nação para DOAR, só a BANQUEIROS FALIDOS a BAGATELA de R$ 115 BILHÕES, deveria é CALAR A BOCA e não vir aqui ENCHER O SACO!!!

Anônimo disse...

EMPRESTAR DINHEIRO PARA AS EMPRESAS ENTRANGEIRAS COMO O DOM FERNANDO FEZ PODE NÃO É!!!

Anônimo disse...

Nun fiqui nervusinha, véia troxa i vagabunda! Alein di privatizá us cofri púbicu nu disguvernu du Bafão, qui é a pió das privaizassão, a Dirma i seus petraia tão fazenu otras privatizassão qui vivia criticanu nus seus cumparsa tucanu.

I ate mermu u Bafão ja cunfessô uma pursão di veis qui nunca us banqueru falidu, inpresaru sinvirgunha i istelionatariu ganharum tantu dinheru cumu nu seu disguvernu fajutu.

Quantu a inxê u seu sacu, cabra véia, ben qui eu sabia qui ucê divia sê uma cabra chifruda mais cun sacu di bódi, oô seje, u própriu demo in pessoa! Xô, cuisa ruim!

VERA disse...

EMPRESTAR DINHEIRO PARA EMPRESA BRASILEIRA COMPRAR EMPRESA ESTRANGEIRA PODE!!!

O QUE NÃO POOOODE É "DOAR" DINHEIRO DOS BRASILEIROS PARA MULTINACIONAIS "COMPRAREM" NOSSAS ESTATAIS, COMO A VALE, A PREÇO DE BANANAS E, EM MUITOS CASOS, NEM PAGAR!!!

COMO FEZ O FGAGAC-REI-DA-PRIVATARIA-MACONHEIRO!!!

Anônimo disse...

Us seus cumparsa nun podi, mais uceis podi dá dinheru pubicu pru Pão di Assuca, né sua cabra véia discarada i senvergunha?

Só pra modi di querè justificá u Chupa-Cabra, u Partidu da Bandidagi i a Sufisticada Urganização Criminosa, né?

Véia salafrária!

VERA disse...

EMPRESTAR dinheiro para empresa nacional comprar empresas ESTRANGEIRAS PODE!!!

O que NÃO pode é DOAR dinheiro PÚBLICO para as multinacionais ESPOLIAREM NOSSAS ESTATAIS, como o fez o FGAGAC-vendilhã-da-Pátria-maconheiro, que DOOU dinheiro PÚBLICO para os gringos "comprarem" a preço de bananas estatais lucrativas, como a VALE, que valia quase 100 BILHÕES e que o Boca-de-suvaco-vendilhão-da-Pátria a DOOU por 3 BILHÕES!!!

XÔ, demos-tucanalhas MALDITOS!!!
Vão morar nos Steitis e lamber a bunda do Tio sam!!!