quarta-feira, 22 de junho de 2011

Conselho autoriza permanência de Battisti no Brasil


Brasília – O Conselho Nacional de Imigração (CNIg) concedeu nesta quarta-feira 22 a autorização de permanência no país ao ex-terrorista italiano Cesare Battisti. O pedido foi aprovado por 15 votos a dois. A concessão do visto permanente depende ainda da análise do Ministério das Relações Exteriores.

Como Battisti entrou ilegalmente no país, usando um passaporte falso, o visto é necessário para regularizar sua situação mesmo que o Supremo Tribunal Federal (STF) já tenha validado a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de não extraditá-lo.

Com o visto, Battisti passará a ter os mesmos direitos de qualquer brasileiro, menos aqueles destinados apenas aos cidadãos natos, como votar.

O CNIg é um órgão colegiado tripartite ligado ao Ministério do Trabalho. Atualmente, é composto por nove ministérios, cinco entidades que representam os trabalhadores e cinco entidades ligadas aos empregadores. Entre as finalidades do conselho está a formulação de políticas de imigração e resolução de casos excepcionais relacionados a imigrantes.


Em 1988, Battisti foi condenado à revelia à prisão perpétua na Itália pelos assassinatos de quatro pessoas, na década de 1970. Na época, o ex-ativista integrava a organização Proletários Armados pelo Comunismo (PAC). Porém, o ex-ativista nega participação nos crimes. Para os italianos, ele é um criminoso comum, mas no Brasil, é tratado como um perseguido político.


De Paris, Cesare Battisti fugiu para o Brasil, onde foi preso como imigrante ilegal. Desde 2007, estava na Penitenciária da Papuda, em Brasília, à espera do julgamento do processo de extradição.


Em 2009, o Ministério da Justiça concedeu refúgio político ao italiano, reconhecendo o direito de ele permanecer no país. A decisão, contudo, foi invalidada pelo STF e Battisti retornou à condição de extraditando.


No último dia de seu mandato, o presidente Lula decidiu não extraditar o ex-ativista italiano. No dia 8 de junho, o STF manteve a decisão de Lula e determinou a libertação imediata de Battisti.


Agência Brasil

6 comentários:

VERA disse...

U-RRU!!!

Eu não falei???!!!

Quem deve decidir é o PRESIDENTE DA REPÚBLICA e o Presidente LULÃO DECIDIU: BATTISTI FICA!!!

Diferentemente dos DEMOS-TUCANALHAS-VIRA-LATAS DOS GRINGOS, o Presidente LULÃO agiu com SOBERANIA e deu uma BANANA pro Berlusca-pedófilo!!!

E VIVA O PRESIDENTE LULÃO!!!

Anônimo disse...

U-RRU!!!

Min nun falô???!!!

Qui u mermu amigus dus bandidu qui deportô us boxiadô cubanu "a jatu" (rápidu i nun "jatu" du malucu Chávis) pur ordi du carniceru Fider ia livrá a cara du terrurista i assassinu Battisti?

Du mesmo modu qui us seus cumparsa tucanu são vira-latis dus gringu, eli é vira-latis di bandidus, assassinus, terruristas i ditadoris internacionar! Qui banana! Só farta agora eli dá abrigu pru pedófilu americanu Craig, mais só fará issu si u pedófilu declará qui pedofiô in momi da bandidagi di isquerda.

I viva u Bufão!

Anônimo disse...

É normal no brasil vale tudo-PAÍS DE PALHAÇOS

os gringo tem razão é bagunça.pudia vir todos os bandido pra cá e ia para BRASILIA OU IA PARA CASA DO LULA BEBE CAZCHAÇA KKKKKKKK
AQUI NÃO TEM BANDIDO, TEM É POLTICO E MUITO FANA´TICO DOIDÃO
TEM LUGAR PARA TODOS ELES.EU TO COM MUTIA VERGONHA

Veralula disse...

Pois é!!1

Enquanto o FGAGAC-rei-da-privataria-maconheiro, juntamente com seus muiiito MAIS de 40 LADRÕES ASSALTAVAM o País, vc NÃO SENTIA VERGONHA, não é mesmo???!!!

Lógico!!! Vc certamente fazia parte da QUADRILHA, então, sentir VERGONHA por quê, né não???!!!

E PALHAÇOS eram os pobres naqueles tempos de MISÉRIA!!!

E por que vc não vai morar num País melhor, ou tomar uísque e fumar MACONHA com seu guru, o FGAGAC-maconheiro, seu VIRA-LATAS dos gringos???!!!!

Anônimo disse...

Puis é, anonimu di cima!!!

Sinta virgunha mermu, pourqui a cara dessis vagabundu petraia nunca fica vermeia! Nun ficô nen dispois qui u PGR mandô 40 dus membru da "sufisticada urganizassão criminosa" petraia qui assartava u paíz pru bancu dus réu pur cauza du Gorpi du Mensalão!

Us palhaçus petraia qui erum tudu pobri i motu di fomi na uposição, agora tão qui é uma "palhoçada" só, cus borso cheiu di bufunfa disviada dus cofri pubicu!

Quantu au "FGaGaC-maconheru", nun si priocupi mais cun issu agora qui a ONU dissi qui u Brasil si tornô duranti u disguvernu du Bafão, um dos maioris centrus di cunsumu i distribuissão di cucaína du mundu!

Pourqui qui uceis nun vão morá in Cuba seus puxasacu i protetô di bandidus, assassinus, terruristas, nacutraficantis i tiranus du mundu intêru?

VERA disse...

Eu já SABIA!!!

É do PRESIDENTE da República a PRERROGATIVA de decidir sobre extradição, e o Presidente LULÃO, que NÃO é capacho de gringo nem da mídia bandida, decidiu: BATTISTI FICA!!!

E a maioria dos ministros do STF que não são BURROS, como os tunganotários, confirmaram: BATTISTI FICA!!!

E a JUSTIÇA foi feita!!!