sexta-feira, 27 de maio de 2011

Mídia desrespeita Dilma e não entende Presidência


Os jornais de sexta-feira (27/5) dão grande repercussão às recentes manifestações da presidente Dilma Rousseff, que saiu em defesa do seu ministro da Casa Civil e veio a público anunciar que não aprova o material didático contra a homofobia que deveria ser distribuído em escolas públicas.


Por Luciano Martins, no Observatório da Imprensa


Como se todas as reportagens tivessem sido preparadas pelo mesmo editor, em todas elas está dito, explicita ou implicitamente, que a decisão da presidente de vir a público criticar a "politização" das denúncias contra Antonio Palocci foi resultado de uma orientação de seu antecessor, o ex-presidente Lula da Silva.

Da mesma forma, afirmam os jornais que a declaração da presidente a respeito do "kit" anti-homofobia foi uma imposição da chamada bancada religiosa.

O contrário

A imprensa tem todo direito – e é parte de suas atribuições – de buscar interpretações para os fatos. Esse é um dos elementos do processo pelo qual um fato vira notícia. No entanto, sem a apresentação de fontes qualificadas, a afirmação de que a principal autoridade do país só se move por estímulo externo é não apenas desrespeitosa com relação à figura da presidente, mas também revelação de desconhecimento sobre como funciona o sistema de decisões do Planalto.

Jornalistas que já frequentaram os centros do poder no país sabem que em torno de todas as decisões importantes sempre há um grupo de especialistas e que nenhum mandatário, nem mesmo o ex-presidente Fernando Collor, que tinha uma característica mais personalista, dispensava o auxílio de seus conselheiros.

Em momentos como o que tem vivido o governo nos últimos dias, o gabinete de crise reúne-se quase automaticamente, e dele fazem parte especialistas de diversas áreas. De modo geral, acontece quase naturalmente uma troca intensa de mensagens com opiniões, avaliações, dados estatísticos e até, eventualmente, pesquisas rápidas para previsão de resultados de cada alternativa apresentada. Acontece o mesmo nas grandes empresas, em eventos como acidentes graves e outros incidentes que possam prejudicar suas marcas.

A visita do ex-presidente Lula da Silva a Brasília, com sua proverbial capacidade para aglutinar e produzir factóides, pode ter sido exatamente o contrário do que supôs a imprensa. Enquanto Lula distraia a atenção dos jornalistas, o gabinete de crise penteava a declaração "de improviso" da presidente da República.

A imprensa tomou um drible no melhor estilo Neymar.

5 comentários:

Anônimo disse...

O Cortiço do Planalto, o velhaco de volta, Campinas pegando fogo. Delúbio, Dirdeu, gemoino. é corrupção pra todo lado
O PT tá acabando com o país.

Anônimo disse...

A ida do velhaco a Brasília desmoralizou o governo da Dilma. mas foi por isso mesmo que ela foi escolhida, pra ser mandada. Ele sabia que ela não tinha cacife político pra bancar o governo. Assim ele podia tomar conta de tudo na primeira crise que surgisse. Coisa de velhaco mesmo.

deixa a mulher trabalhar, velhaco!

VERA disse...

CORRUPÇÃO foi a que se viu no Brasil durante o DESgoverno do LADRÃO FGAGAC-maconheiro!!! Era propina da privataria, de superfaturamento e de licitação fraudada que saía em enxurrada aos paraísos fiscais!!! Aquilo SIM era CORRUPÇÃO das grandes!!!
E agora que esses INCOMPETENTES não conseguem mais ganhar no voto TENTAM desmoralizar a Presidenta Dilma e seu governo, mas NÃO conseguirão!!!
O povo, já escaldado pelos demos-tucanalhas LADRÕRES do erário público, não permitirá!!!!

Anônimo disse...

A tucanada corrupta tá toda trabalhando pra quadrilhona mãe de todas as quadrilhas da petezada. Tudo junto é bandido que não acaba mais.A dá com pau. O macnonhero e o Pelegão junto, já é demais. E o Pelegão com o Sarney então? Nem Deus nem o Diabo vao dar jeito neles. Se cuida gerentona, que o Pelegão não quer nem espewra 2014 pra tomá o seu lugar, e já sentou ná sua cadera já! Ele no colo do Sarneynto que é quem manda mesmo! PMDB, o dono do Brazil. E foi presente do Pelegão pro Sarneynto!

VERA disse...

ERRADO!!!
Os PAIS e MÃES de todas as QUADRILHAS e de todos os MENSALÕES brasileiros são os DEMOS-TUCANALHAS!!! Haja que que os CAPOS das famiglias são: FGAGAC-maconheiro, ALKIMINTIROSO, ZÉ-BOLINHA-BAIXARIA, AZEREDO, YEDA CRUZES, ARRUDA-panetone, etc...