sexta-feira, 27 de maio de 2011

Democratização da comunicação, já!

 

Messias Pontes *

 

Depois do extraordinário sucesso do XXI Ciclo de Debates Nordeste Vinte e Um, realizado no último 18 de março, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, com a presença dos jornalistas Altamiro Borges e Paulo Henrique Amorim, Fortaleza dá mais um passo na democratização da comunicação no Brasil. No próximo final de semana, dias 28 e 29, a capital cearense sediará o I Encontro de Blogueiros Progressistas do Ceará. O evento acontecerá no Cuca da Barra do Ceará. Além de Miro Bordes e PHA, já confirmaram presença outros nomes de destaque nacional que defendem a democratização da comunicação no País.

Depois de duas décadas perdidas e do desmonte do Estado pelos neoliberais tucanos-pefelistas, nos últimos oito anos o Brasil avançou muito, reduzindo as desigualdades sociais e regionais, deixando de ser coadjuvante para se tornar protagonista no concerto das nações. Porém muito ainda falta ser feito para que o Brasil possa ser considerado um país democrático, e isto só acontecerá com a democratização da comunicação.

É inadmissível que tão somente dez famílias dominem toda a comunicação no País. A ditadura midiática tem sido uma das principais responsáveis pelo atraso em que vivemos. Contudo, algumas iniciativas já foram tomadas para que esse quadro se modifique, sendo a principal delas a realização da I Conferência Nacional da Comunicação (Confecom), realizada em Brasília no ano passado, convocada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e que contou com a participação de milhares de democratas em todos os estados brasileiros. No que pese o boicote da velha mídia conservadora, venal e golpista, tendo o GAFE (Globo, Abril, Folha e Estadão) como núcleo central, a Conferência foi um sucesso.

Por iniciativa do jornalista Altamiro Borges, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, o então presidente Lula reuniu-se com blogueiros progressistas de todo o País, ocasião em que foi debatida a imperiosa radicalização da democratização da comunicação. Em vários estados da Federação já foram realizados encontros de blogueiros, sendo o último em Recife – Pernambuco, no pretérito final de semana.

Ganha corpo na sociedade a necessidade de um novo marco regulatório para a comunicação, dado que o atual há muito caducou, pois data do início dos anos 60 do século passado. Rádio e televisão são concessões públicas e como tal devem ser regulados para oferecer à sociedade uma programação voltada aos interesses da maioria dos brasileiros.

É inadmissível que ainda hoje o baronato da mídia empurre goela abaixo uma programação alienante, descompromissada com os interesses nacionais e populares. A manipulação, o engodo, a mentira e a omissão são marca registrada da velha mídia nacional. A rede Globo determina até o início dos jogos dos principais campeonatos brasileiros. Roberto Marinho dizia em vida que o seu poder estava não no que podia dizer, mas no que podia omitir. Infelizmente isto ainda é prática do mais poderoso complexo de comunicação do País. Até o sotaque dos repórteres das emissoras afiliadas é imposto pela Vênus Platinada.

Os presidentes Hugo Chaves, da Venezuela, e Ivo Morales, da Bolívia, são demonizados pela chamada grande mídia porque eles não lêem na cartilha de Washington. Com ajuda de professores cubanos esses dois vizinhos países erradicaram o analfabetismo, conforme divulgou a UNESCO. Contudo esse importante fato é omitido.

O XVII Fórum de São Paulo, acontecido há poucos dias em Manágua, com a participação de 640 delegados de 48 partidos membros pertencentes a 21 países, e 33 convidados de 15 países da Ásia, África e Europa debateram durante cinco dias temas de interesse para os povos latino-americanos e para toda a humanidade, foi realizado com muita unidade, confiança e espírito de luta. Por isso mesmo não mereceu a atenção da velha mídia brasileira.

Outro importante fato recente que foi ignorado foi o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes (ou Gilmar Dantas, conforme o jornalista Ricardo Noblat), feito pelo advogado Alberto de Oliveira Piovesan, pelas ilegalidades cometidas. Esse ministro é conhecido pela defesa de bandidos de colarinho branco, como Daniel Dantas, e por criminalizar os movimentos sociais, em especial o MST.

A velha mídia conservadora, venal e golpista transforma herói em vilão e vice-versa, e sempre está a serviço do que há de mais atrasado no País e do imperialismo, notadamente o norte-americano. O apoio ao golpe militar de 1º de abril de 1964 e a defesa da ditadura militar, que durante longos 21 anos infelicitou a nação, foi uma constante naquele triste período de nossa história, uma verdadeira tragédia.

Os criminosos sionistas israelenses que massacram os indefesos palestinos são mostrados como defensores da democracia, enquanto aqueles são apresentados como terroristas; as cruéis torturas praticadas pelos criminosos ianques em vários países do mundo, em especial em Abu Ghraib (Bagdá) e na base militar de Guantánamo, tungado de Cuba, são omitidas ou apresentadas como coisa normal.

Não é temeroso afirmar que o evento a ser realizado em Fortaleza no próximo final de semana será um sucesso. Isto porque o interesse tem sido muito grande e o número estabelecido de participantes, 300, já foi superado. Vale ressaltar o empenho de profissionais como Daniel Bezerra, editor do Blog da Dilma no Ceará; Francisco Bezerra, editor da Revista Nordeste Vinte e Um; jornalista Luiz Carlos Antero, advogado Deodato Ramalho, dentre outros.

* Diretor de comunicação da Associação de Amizade Brasil-Cuba do Ceará, e membro do Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará e do Comitê Estadual do PCdoB.

2 comentários:

Anônimo disse...

O mesmo cara que defende que blogueira cubanda devia até apanhar muito mais das pancadas que já levou, quiça ser presa, agora de diz paladino da defesa da comunicação.

VERA disse...

Democratização da comunicação JÁ!!!
Para que a mídia vagabunda e corrupta pare de ESCONDER os CRIMES da QUADRILHA deo-tucanalha!!!