sexta-feira, 27 de maio de 2011

Chile confirma que restos mortais são de Salvador Allende




O Serviço Médico-Legal (SML) de Santiago do Chile, confirmou agora pela manhã (27) que os restos mortais exumados na segunda-feira (23) são realmente de Salvador Allende, ex-presidente do Chile. Esta é a primeira informação vinda do SML sobre o caso.
 
A confirmação também foi relatada à Justiça. O juiz revelou que a identificação foi realizada através da arcada dentária do ex-presidente. O relatório diz também que os ossos de Allende estão em condições de determinar como ele realmente morreu. Este trabalho, segundo os peritos, deverá estar concluído em 90 dias. As amostras já foram enviadas para a Áustria para os exames de DNA.
A exumação de Salvador Allende servirá para definir como, realmente, o ex-presidente morreu, em 11 de setembro de 1973. A versão oficial foi de que o ex-presidente socialista se matou. Os partidários de Allende, no exterior, negam esta versão oficial. No anos 80, o médico Patricio Guijón disse ter presenciado o momento da morte de Allende. A promotora pública Beatriz Pedrals é quem está a frente das investigações do caso Allende e de mais 726 acusações de violação dos direitos humanos.
O 28 de setembro de 1973, num ato público realizado da Praça da Revolução, em Havana, foi o escolhido por Fidel Castro para dar sua versão sobre a morte de Salvador Allende. Castro defendeu que Salvador Allende teria sido assassinado. Anos mais tarde, em Caracas, na Venezuela, Fidel recomendou a Hugo Chávez que “não te mates, não faça como Salvador Allende que era um homem só”.
“O presidente Allende tomou a decisão de morrer como um gesto de coerência política, em defesa do mandato que recebeu do povo”, disse a senadora e filha do ex-presidente, Isabel Allende, na segunda-feira (23), logo depois que os restos mortais de seu pai foram exumados. Em fevereiro deste ano, o jornalista Camilo Taufic disse que Allende deixara claro que iria se suicidar se algo como o golpe acontecesse. O jornalista disse, também, que suas investigações revelaram que Allende se deu um tiro, mas não morreu. Henrique Huerta teria sido o encarregado de “completar o serviço”.
 
Com informações do La Tercera

Nenhum comentário: