sexta-feira, 22 de abril de 2011

Só em pensar que os tucanos queriam vendê-la chega dói na alma

Petrobras é a 8ª maior empresa do mundo, segundo ranking da "Forbes"


Bruno Villas Bôas


O Globo - 22/04/2011



A Petrobras subiu dez posições no ranking de empresas elaborado pela revista americana “Forbes” e, agora, é a oitava maior de capital aberto do mundo. A lista, que abrande duas mil companhias, mostra ainda a Vale como maior mineradora, superando Rio Tinto e BHP Billinton. Outras 35 brasileiras são citadas.


JPMorgan mantém liderança. Vale seria a maior mineradora do planeta


A Petrobras tornou-se a oitava maior empresa de capital aberto do mundo, de acordo com a nova versão da lista dos conglomerados globais elaborado pela revista americana "Forbes". No levantamento, divulgado ontem, a estatal avançou dez posições e surge agora empatada com o fundo americano Berkshire Hathaway, do investidor Warren Buffett, terceiro homem mais rico do planeta. O ranking traz ainda, pela primeira vez, a Vale como maior mineradora do mundo, pelos critérios da revista, após superar as rivais Rio Tinto e BHP Billinton. Outras 35 empresas brasileiras estão na listagem.

Segundo a revista, quatro parâmetros foram usados para a elaboração da lista, que relacionou as duas mil maiores companhias do mundo, envolvendo mais de 60 países: lucro líquido, vendas, ativos e valor de mercado. O banco americano JPMorgan Chase continou, assim, como o maior conglomerado do planeta, seguido agora pelo banco britânico HSBC. Logo atrás surgem a gigante General Electric (GE) e a petrolífera Exxon Mobil.

Bradesco supera Apple e Eletrobras despenca

A Petrobras teve um crescimento de dois dígitos em todos os critérios da revista. Somente em valor de mercado o avanço foi de 25,5%, efeito da megacapitalização de R$120 bilhões em outubro do ano passado. A estatal tem o quinto maior valor de mercado e quinto maior lucro do planeta.

Com a escalada de posições, a Petrobras passou a ser a única empresa latinoamericana entre as dez maiores do mundo. Ela deixou para trás, inclusive, empresas que são ícones da economia dos EUA, como a varejista Wal-Mart e a de telecomunicações AT&T.

A segunda empresa brasileira melhor colocada na listagem da revista é o banco Bradesco (46º ), logo à frente da americana Apple e atrás da alemã Siemens. Também entre as cem maiores do planeta aparece o Banco do Brasil (51º ).

Pelos critérios da publicação, a mineradora Vale avançou da 80ª para 53ª posição entre as maiores empresas do mundo. No ranking específico do setor de metais e mineração, a brasileira passou a ser a maior do mundo, ultrapassando a anglo-australiana Rio Tinto (58ª no geral) e australiana BHP Billinton (67ª ). No ranking de capitalização de mercado considerado hoje no setor, a Vale aparece em segundo lugar, atrás da BHP.

A empresa brasileira que mais perdeu espaço na listagem de um ano para o outro foi a Eletrobras, holding estatal do setor de energia. A empresa aparece como 615ª colocada, muito abaixo da 235ª posição do ano passado.

Nenhum comentário: