quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Tarso Genro propõe reajuste de 11,6% para o piso regional


O governador Tarso Genro anunciou, na tarde desta quarta-feira (23), a proposta de reajuste do piso regional que vai encaminhar à Assembleia Legislativa. O governo propõe um aumento de 11,6%, baseado na inflação e no crescimento do PIB. A proposta foi apresentada após muita discussão. O governador teve três reuniões, antes do anúncio, com centrais sindicais, entidades patronais e os líderes das bancadas da base aliada.

“Proposta tem a intenção de sinalizar que somos a favor da manutenção do salário mínimo”, disse o governador. Em entrevista coletiva, Tarso Genro reiterou que o governo rejeita a ideia dos empresários de extinguir o piso regional, embora respeite a opinião da classe. “A posição de ser contra o piso não está suficientemente fundamentada”, declarou, lembrando que os pisos de estados como Santa Catarina e Paraná são maiores que o do Rio Grande do Sul. O de São Paulo vem logo atrás, apesar de ser o estado mais rico da federação.

Em contrapartida, Tarso disse que a proposta das centrais sindicais, de reajuste de 17,33%, era bem fundamentada e que o governo gostaria de poder adotá-la. Ainda assim, o governador ressaltou que o governo não tem a mesma meta que as centrais, que desejam fazer com que o piso regional volte a ser 28% maior que o salário mínimo nacional, proporção que foi praticada quando o mínimo regional foi criado, em 2001. “A cada ano, haverá correção. Iremos corrigir gradativamente, levando sempre em conta o crescimento do PIB, mas não tem nada a ver com chegar aos 28%”.

O governador lembrou que o governo tem maioria e vai aprovar a proposta. Ao lado dos líderes das bancadas aliadas, Tarso Genro ressaltou que os deputados da base vão tomar o cuidado para que a proposta não seja alterada na Assembleia, de forma a prejudicá-la. A líder do governo, Miriam Marroni, afirmou que, mesmo com maioria na AL, vai dialogar com a oposição, uma prática que pretende manter durante o exercício da liderança.

Reações diferentes

A CUT-RS considerou “positiva” a proposta do governo. “É positiva porque apresenta a recuperação do piso”, afirmou Celso Woyciechowski, presidente da entidade. Ainda assim, o sindicalista considera o aumento insuficiente diante da defasagem que o piso gaúcho teve ao longo dos anos em relação ao mínimo nacional.

Celso reafirmou também que a meta da CUT continua sendo que o piso regional volte a ser 28% maior que o nacional, mesmo com os ganhos reais do mínimo nacional durante o governo Lula. “A economia do Rio Grande do Sul comporta esse índice”, garante. Pela manhã, em reunião com o governo, as centrais propuseram uma contraproposta, de 12,59%.

As entidades patronais, por outro lado, esperavam aumento menor, revelou o vice-presidente da Fecomércio, Luiz Carlos Bohn. O dirigente disse esperar agora que o valor não fique ainda mais alto ao passar pela Assembleia. Bohn disse que não há um impacto calculado deste reajuste, porque as entidades não esperavam por ele. Além disso, observou que o grande impacto não é direto, mas se dá nas negociações. “O piso atinge diretamente apenas cerca de 20, 30 mil pessoas, mas as negociações coletivas serão mais difíceis”.

Ainda assim, Bohn projeta um reajuste bem menor após as negociações com os sindicatos. “Sempre negociamos o INPC, mais cerca de 1%. Os valores das negociações não chegarão a um número tão alto como este do mínimo”, afirma. Bohn diz também que o aumento deve causar crescimento na informalidade, porque o piso atinge, principalmente, empregados não-sindicalizados.

O DIEESE discorda do número de Bohn e afirma que são mais de 1 milhão os trabalhadores atingidos diretamente pelo piso. O governo utilizou os dados do DIEESE entre as justificativas para o reajuste. Leia mais

Da redação, com informações do Sul21

Nenhum comentário: