terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

73% dos jornalistas argentinos apoiam lei de mídia do país


Já os daqui têm pavor da democratização da mídia.


Pesquisa realizada na Argentina revelou dado animador sobre a opinião dos jornalistas a respeito da Lei dos Meios Audiovisuais, normativa que vem gerando tensões e embates judiciais entre o governo e os grandes grupos de mídia. De acordo com o levantamento, 73% se declararam favoráveis à nova legislação, que recebe o apoio integral da presidente Cristina Kirchner.

Divulgação

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner enfrenta uma verdaderia batalha com as grandes empresas de comunicação do país por conta da implementação da lei.


De acordo com a agência estatal Télam, a pesquisa de autoria da Ibarómetro revelou ainda que 80% dos 240 entrevistados consideram haver liberdade de expressão no país.

Sobre o jornalismo argentino, os entrevistados o definiram com palavras duras, como "medíocre, condicionado e ideologizado".

A Lei

Aprovada em outubro de 2009, a Lei dos Meios Audiovisuais dividiu as frequências de transmissão da mídia privada de rádio e televisão, a mídia estatal e os grupos da sociedade civil, segundo informa o Knight Center for Journalism in the Americas.

Outro ponto controverso da lei foi a limitação do número de licenças de rádio e televisão nas mãos de um único proprietário, regra combatida com veemência pelas empresas do setor. A norma, porém, tem apoio da sociedade argentina.

Fonte: Portal Imprensa

4 comentários:

Anônimo disse...

É difícil de admitir, mas a Argentina e a Cristina estão há anos luz adiante do Brasil. Só temos tamanho, mas não temos desenvolvimento.

Infelizmente é a verdade. Cristina é mulher corajosa, valente e ousada. Já Dilma... uma covarde.

H.Pires disse...

Seria, na presidencia, a mulher Argentina diferente da mulher Brasileira? Quero crer que não. No entanto, esse movimento de Dilma em direção ao abraço da direita midiatica foi uma hecatombe, foi um tsunami contra todos nós. Menos de 60 dias de governo, fez isso. Que miséria. Que lastima. Que desalento ministra Dilma. Tanta luta, tanta "briga", tantas noites mal dormidas. Madrugadas em frente de locais de votação, para ver se não estavam distribuindo(os católicos e "apostulos" direitistas) panfletos contra a "abortista" Dilma e, deu nisso. Caso não faça algo(Dilma) em sentido contrário(vai ser dificil) a estupidez que fez, estará colocando tudo o quanto foi conseguido a duríssimas penas, até agora, em risco. O Presidente LULA, sra. Dilma, foi e é seu avalista. Olha o que a sra. esta fazendo sra. Dilma.

H.Pires disse...

A direita passa a AMAR Dilma. Esta lá no reinaldo azevedo. Claro que, após ter usado o que Dilma falou, disse ser uma "brincadeira". Mas, não é brincadeira não seu reinaldo, o que Dilma disse foi destinado a voces da direita. Esta lá: "...Dilma Rousseff me manda um e-mail afirmando que faço a coisa certa. Obrigado, presidente — que esse papo de “presidenta” como exigência é coisa da Marta analfabente! Segundo Dilma, estou entre aqueles, não muitos, que cumprem o que ela considera o correto nessa profissão. Diz a chefe da nação na mensagem pessoal:
“Reinaldo.
Livre, plural e investigativa, a imprensa é imprescindível para a democracia num país como o nosso, que, além de continental, agrega diferenças culturais (…) Com uma democracia tão nova, devemos preferir o som das vozes criticas da imprensa livre ao silêncio das ditaduras”.
A presidente foi supergenerosa com o meu trabalho: “A internet modificou para sempre a relação dos leitores com os jornais.” Antenada com o que acontece, ela também falou de vocês, leitores, dizendo entender que o desafio deste blog é “oferecer um produto que não perca profundidade”, sabendo “como tornar as críticas dos leitores um ativo (…)”...". Volto. A Martha também estava lá. Parabéns "presidentE"(dentro da folha pra não desagradar os "donos")/ "presidentA"(fora da midia pra "marcar" posição de "forte"/"ministra" para cbn/globo/"Dona" para o amigo boris casoy. Então, ve ai Dilma, como a sra. quer ser tratada. Fico no aguardo.

VERA disse...

"COVARDE" é o Zé-bolinha-baixaria que, ao primeiro PUM dos milicos, voou correndo para o Chile, e de lá, para os EUA!!! Além de apelar para a baixaria, na tentativa de ganhar as eleições!!! A Dilma, pelo contrário, ficou no Brasil e enfrentou os militares, sendo por isso presa e TORTURADA!!! Quem tem o rabo preso, não deveria sair por aí, inventando asneiras!!! Fora, seus PERDEDORES INCOMPETENTES e DESONESTOS!!!