quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Na despedida, lágrimas



Silvia Bessa


Edição de quarta-feira, 29 de dezembro de 2010 Emoção marcou o último evento de Lula na sua terra natal, ontem à noite no Marco Zero, no Recife

No último discurso em Pernambuco antes de deixar a Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chorou por três vezes e soluçou numa delas. ´Se eu falhasse, quem falharia era a classe trabalhadora, os pobres que iriam provar que não teriam competência para governar`, disse Lula em festa promovida no Centro do Recife, enquanto enxugava as lágrimas e justificava a cobrança que se impôs após vencer a eleição de 2002. O momento de maior emoção de Lula se deu ao lembrar do seguinte episódio narrado por ele: ´Eu lembro que um dia, aqui, uma mulher falou que não ia votar em mim porque eu ia tirar tudo dela. O que eu ia tirar dessa mulher? Eu falei: 'Marisa, estou assustado, que eu fui num barraco e uma pessoa que não tinha nada, tinha medo de mim. Marisa (a primeira-dama) me dizia: 'Não desiste que um dia você vai convencer' e isso aconteceu em 2002`.

Em seguida, ouvia-se pelo microfone Lula contendo o choro. Na plateia, dezenas de ouvintes o copiavam. A fala deLula durou 33 minutos. Cerca de oitenta mil pessoas estavam no Marco Zero, segundo o coronel Eden Vespaziano, da Polícia Militar; 300 policiais participaram do esquema de segurança. Ao escutar a rima do jovem poeta Antônio Marinho, um pouco antes, Lula já havia lacrimejado, passado a mão no rosto várias vezes e franzido a testa. Logo no início do discurso, mencionou a vergonha de chorar. ´Uma coisa que admiro no povo é que o povo chora para fora, o povo 'cafunga', lacrimeja e político chora para dentro com vergonha`. Com um rasgo de tempo, foi ele a 'cafungar'.

Lula cumpriu agenda longa em Pernambuco, durante todo o dia. À noite, anunciou o início das obras do Cais do Sertão-Memorial Luiz Gonzaga e a cessão de uso gratuito de um terreno para a Orquestra Cidadã Meninos do Coque. Recebeu como homenagem do governador Eduardo Campos (PSB) uma faixa da Comenda Ordem dos Guararapes. Vestindo-a, brincou, afirmando que irá dormir com a faixa da comenda depois que entregar a faixa presidencial sábado, 1º de janeiro.O presidente fez uma retrospectiva de sua trajetória pessoal ao sair do município de Caetés (Agreste do estado) em 1952 e das lembranças políticas. Relembrou as campanhas derrotadas de 1989, de 1994 e 1998 e afirmou que os insucessos permitiram a percepção que ´não era possível governar o país sem conhecer o Brasil na totalidade`. Lula disse que é agradecido a Deus porque, ´sem o dedo de Deus`, não teria chegado à Presidência. ´Não era normal que um retirante de Caetés, que saiu do Sertão para fugir da fome, se transformasse em presidente do Brasil`.

Duas frases marcaram o trecho final do discurso: ´Aprendemos a gostar de nós, conseguimos nos respeitar, acreditar em nós e quem acredita em si próprio nunca será derrotado`. Era uma avaliação emocional de quem chega ao fim de um ciclo de oito anos de administração tendo como marca a perseverança. A outra: ´A palavra de ordem é apoiar a companheira Dilma (Rousseff) porque ela fará mais e melhor por Pernambuco`. Apesar de pedir apoio para a presidenta eleita, elefrisou que permanecerá nas ruas (´Nem pensem que vocês vão se livrar de mim`).

Ele aproveitou a despedida para mencionar obras, entre elas da Transposição do São Francisco e da ferrovia Transnodestina. Ao destacar esta, fez menção a Miguel Arraes - ex-governador e avô de Eduardo Campos. Citou também o nome do ex-governador, senador da bancada de oposição a Lula, Jarbas Vasconcelos (PMDB). Rápido, o tempo foi suficiente para uma vaia ganhar corpo. Diário de Pernambuco.

14 comentários:

Anônimo disse...

Xô, "safadão"! E não se esqueça de devolver os cartões corporativos!

Anônimo disse...

Vocês já imaginaram o desespero do raivoso ao virar um sem microfone? Vai se afundar no copo.

Anônimo disse...

INVEJA,MATA!!!!!

edilana nordestina da silva disse...

Eu sou do povo, sou nordestina, sou professora e como tal me sinto vitoriosa,pois vi que meu sonho (LULA PRESIDENTE!!!)NÃO SÓ VIROU REALIDADE MAS TAMBÉM PASSOU A SER O SONHO DE 87% DESTE POVO QUE COMO EU, TAMBÉM ACREDITOU QUE É POSSÍVEL SIM VER NASCER UM NOVO PAÍS, ONDE AS OPORTUNIDADES PODEM SER IGUAIS PARA TODOS,INCLUSIVE PARA ESTES QUE CRITICAM O MEU PRESIDENTE, PARA ESTES QUE COM CERTEZA VÃO LEMBRAR SEMPRE ,QUE LUIS INÁCIO O "LULA DA SILVA" , AQUELE DO QUAL TANTO SE FALOU MAL AQUELE HOMEM QUE MESMO COM TODA A IMPRENSA GOLPISTA TORCENDO CONTRA, ENTRA PARA A HISTÓRIA COMO O MELHOR PRESIDENTE QUE O BRASIL JÁ TEVE.ALIÁS O PRESIDENTE MAIS BEM AVALIADO DO MUNDO. O QUE SOBROU PRA VOCÊS URUBUS QUE TORCERAM CONTRA ,FOI SÓ ISSO :INVEEEEEEEJA MUIIIIIIIIIITA.

Anônimo disse...

Os 60% do eleitorado que se recusaram a votar pela continuidade do desgoverno Lula da Silva (bem mais do que 4%, portanto) não pensam como a senhora, Dona Nordestina da Silva! São, como é fácil calcular, dezenas de milhões de urubus que não concordam que este deva ser um país de ratazanas. Assim sendo, eles querem ver "o melhor presidente que o Brasil já teve" (sic) bem longe, e de costas. "Sem lágrimas"!

EDILANA disse...

Por quê anônimo?

VERA disse...

"Urubus e ratazanas" foram os que deixaram o desgoverno em 2002, levando consigo os bilhões (produto da privataria), depositados em paraísos fiscais! E que o povo brasileiro quer sim "ver pelas costas", uma vez que até sua gangue o rejeita! Apenas os 26% de suas viúvas o velam até hoje! E vc é uma delas!!!

Anônimo disse...

"Urubu e ratazana" é quem acusa sem provas, com o agravante de ser lambe-botas e, portanto, cúmplice daqueles que também poderiam, e com maior razão ainda, ser acusados, pelos adversários, de ter bilhões depositados em paraísos fiscais (produto da "privatização" de dinheiro público)! E que o povo brasileiro, na sua expressiva maioria (cerca de 60% do eleitorado) quer, sim, "ver pelas costas". Apenas uns 40% do eleitorado, compostos de "companheiros", oportunistas e trouxas, insistem em não rejeitá-los com todo o desdém e o asco que mereceriam dos cidadãos decentes deste país! E você, é um desses trouxas. Ou melhor, trouxa e oportunista, pois, afinal de contas, não passa de uma petralha. Muito rastaquera, mas petralha.

Anônimo disse...

Outra coisa: por que a senhora só voltou a postar aqui uma semana depois? Não é covardia, má intenção e vigarice demais, mesmo para uma pessoa do seu tamanhinho?

VERA disse...

"Sem provas" uma ova! O MP já detectou o destino da grana suja e está tratando de repatriá-la!
Já disse e repito: Não queira atribuir a outrem as falcatruas de seus patrões demos-tunganos!
Quem o Povo brasileiro quis ver pelas costas, já pela terceira vez é a quadrilha demo-tungana! Tanto que PERDERAM as eleições por uma diferença de 12 MILHÕES de votos! O resto é trololó de PERDEDOR!
Além do mais, Dilma só não venceu no primeiro turno, devido às baixarias do Zé-bolinha incompetente, que sabendo não vencer atavés da comparação entre o governo petista e o desgoverno tungano, apelou para a caixa de Pandora: aborto, homofobia, xenofobia, bispo de Guarulhos, TFP, Opus Dei, evangélicos retrógrados e até ao papa! Felizmente, Deus, que é o maior de todos, estava com a Dilma e contra o Zé-baixaria! E, graças a Ele, ao Presidente mais bem avaliado do mundo e ao Povo brasileiro, a melhor candidata VENCEU! Simples assim!!!

Anônimo disse...

DONA "VERA BRUACA DA SILVA":

A senhora, pelo visto, pretende continuar postando as mesmas lulices (em defesa dos vigaristas do partido que o Estadão chamou de "Partido da Bandidagem", e contra os seus cúmplices "demo-tunganos"). E vai continuar a fazê-lo de preferência nas minhas costas, não é mesmo? "Ouça", então:


O fato de a senhora ter postado bem depois (uma semana ou mais), só tem uma explicação: foi por incompetência, covardia e orgulho de sua parte, que sabe que está sendo simplesmente esmagada nesse confronto, mas quer dar a impressão de que ainda respira, pensa, escreve e caminha. Supôs que eu não fosse voltar as comentários anteriores, que eu não fosse ver a sua lambança, não é mesmo? Mas eu voltei. E digo: não se iluda, Dona, pois a senhora já não passa de um zumbi, de uma morta-viva. Até os seus amigos, que são quase todos os outros que comentam aqui e que eventualmente têm saído em sua defesa, devem estar sentindo piedade da senhora ao vê-la, assim, "desnuda, esfolada até os ossos e com as vísceras expostas em praça pública" (são apenas metáforas "não-futebolísticas", para ilustrar as surras que a senhora vem levando de mim, entenda bem!). E se eles disserem que a senhora está se saindo bem, não acredite, pois estarão sendo apenas parciais, na suposição de estar combatendo um inimigo comum. Ou, então, estarão sendo apenas piedosos. De qualquer modo, ainda que bem intencionados, contribuirão ainda mais para o ridículo a que a senhora se expôs e foi exposta, pela sua própria vontade e, é preciso reconhecer, também pela sua leviandade.

Conclusão: por mais que a senhora continue postando desse forma covarde, nas minhas costas, não vai conseguir apagar jamais da sua própria memória e nem da memória dos que leram os nossos comentários, as "surras" homéricas que a senhora levou de mim! Mesmo porque ninguém vai ter o "saco" de ficar voltando lá atrás para ler as respostas que a senhora não teve a coragem nem a competência de dar antes. Muito menos eu, Dona! Ainda mais pelo fato de se tratar de alguém que tem idéias tão curtas, curtíssimas!, e "escreve" tão mal! Sopinha de letras em lulês, nunca mais!

Vade retro, Dona!

VERA disse...

AH! Seu imbecil arrogante!
Como já disse, é certo que meus amigos não estão voltando aqui! Eles não são otários como vc!!!

Anônimo disse...

ATENÇÃO, DONA VERA "PETRALHA DEMO TUNGANA DA SILVA":

1. Sempre que a senhora deparar com esta mensagem é sinal de que poderá continuar postando covardemente nas minhas costas, sem que eu responda às suas sopinhas de letras. Saiba, porém, que nem sequer as lerei, para que, além de uma vitória esmagadora sobre a senhora, eu tenha, também, não a ultima postagem, mas a última palavra realmente dada e recebida;

2. Isto significa que termina agora o experimento em que a senhora - trouxa como é - foi minha cobaia, e já tenho a conclusão: a senhora não é, apenas, ignorante, incompetente e covarde por postar nas minhas costas, mas, também, escandalosamente sem-vergonha, uma vez que continua a fazê-lo mesmo depois de descoberta e desmascarada! Com esta medida, estarei evitando, por outro lado, que continue - masoquista como é - a “relaxar e gozar”, mesmo em postagens anteriores, com as sucessivas “surras” que acabo sendo obrigado a lhe aplicar, sem dó nem piedade;

3. Caso ainda paire alguma dúvida a respeito do que penso da senhora e dos membros do partido que o “Estadão” chamou de “Partido da Bandidagem”, basta que releia os meus comentários anteriores. Infelizmente, não é nada de bom. Os membros a que me refiro são, obviamente, os petralhas: petistas que cometem patifarias ou que tentam justificar os petistas que as cometem, e os petistas que fazem as duas coisas ao mesmo tempo. Como é fácil compreender, a senhora faz parte desse seleto grupo;

4. Por outro lado, peço permissão para usar as suas sopinhas de letras (uma verdadeira “antalogia” de asneiras!) nas aulas que ministro, para dar, aos meus alunos, exemplos de como o pensamento pode ser mal formulado e, também, de como a redação de uma pessoa aparentemente sã pode vir a se constituir num monumental atentado à razão e à linguagem escrita. Naturalmente, guardarei um ético e obsequioso segredo em relação à sua autoria;

5. Por fim, devido a essa sua mórbida fixação nos “demos” e nos “tunganos”, nada mais justo que eles sejam, de hoje em diante, permanentemente associados ao seu nome. Permita-me, então, que eu a chame, a partir de agora, com todo o respeito, de VERA “PETRALHA DEMO TUNGANA DA SILVA”, que passa a ser o seu nome de guerra, nessa guerra inglória que a senhora trava, dia e noite - não na realidade, mas na fantasia e no delírio -, com os seus demoníacos inimigos “demos” e “tunganos”. E que, na verdade, não deixam de ser seus comparsas, já que salvaram o seu presidente e o seu partido do impeachment e da extinção;

6. Lembre: ao deparar com esta mensagem, a senhora estará lendo a última palavra sobre o tópico em discussão, e ela é minha! Se quiser “debater” (supondo que seja possível um debate entre nós), será frente a frente, em outro tópico. O que significa que a sopinha de letras que a senhora vai postar, nas minhas costas, não será lida por mim. Desculpe-me, mas não dá mais. Qualquer cristão diria o mesmo. Até o próprio Cristo! Bye, bye, BRUACA! Bye, bye, BABACA!

VERA disse...

EITA! E não é que, além de defensor perpétuo e parte integrante da MAIOR QUADRILHA a assaltar os cofres da Nação brasileira: a tucanalha-demoníaca, o ANÔNIMO PSICOPATA DEMO TUNGANO, tal qual seu ídolo, o Zé-vampiro-pinóquio, mentiu que não voltaria a nos assombrar, e voltou!!! Sai pra lá, capeta!!!