quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Mulheres engajadas na posse


Leandro Kleber


Correio Braziliense - 29/12/2010

Com a mobilização de movimentos sociais, promessa é de grande percentual feminino na festa da primeira presidente

“Será um momento histórico. A Dilma será a primeira mulher da história do país a assumir a Presidência. Eu não podia deixar de vir a Brasília e participar.” A frase é da estudante paranaense do ensino médio Kamilla Kristina, de 15 anos. Ela saiu de Foz do Iguaçu e veio a Brasília, sozinha, para prestigiar o evento. O sentimento é compartilhado por outras mulheres, que também veem a posse de Dilma Rousseff, em 1º de janeiro, como um momento especial. “Pela primeira vez sairemos do contexto político em que só homens chefiavam o país”, comemora a professora Marli Coelho, 68 anos.

A chuva pode atrapalhar os planos. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais diz que a probabilidade de ocorrerem tormentas é de 90%. “Com tempo ruim ou não, calculamos que 20 mil pessoas estarão lá para ver a passagem da faixa presidencial. Essa é a expectativa. Difícil é saber se as mulheres serão maioria. Mas, pelo que tenho visto, há forte mobilização da secretaria nacional de mulheres do PT e virão várias caravanas de movimentos feministas”, avalia Jorge Coelho, secretário nacional de mobilização do PT. “Acho, inclusive, que não será qualquer chuva que fará a presidente eleita desistir de discursar ao povo no parlatório”, complementa.

“Eu vim para ver a Dilma e o Lula. Gosto dos dois e adoro política. Se votasse, seria nela com certeza. Gosto do jeito que ela comanda e como é exigente. Se não chover, a Esplanada vai estar cheia”, aposta Kamilla Kristina, hospedada na casa de amigos de familiares.

No dia da posse, seis tendas do PT estarão montadas para dar apoio à população. Serão distribuídos lenços comemorativos e água, item essencial para a funcionária pública Patrícia Lima, 40 anos, que pretende levar os quatro filhos à Esplanada. “Minha sobrinha que mora em Londres e está aqui em Brasília também quer ir. A ideia é levarmos bicicletas e patins para as crianças se divertirem”, conta. A expectativa da família é de que a primeira presidenta do país faça um bom governo.

Sucesso


A baiana Alda Maria, 42 anos e há 20 morando na capital, também acredita que Dilma será uma boa gestora. Ela diz que terá uma missão “sob encomenda” no dia da posse. “Vou ter que tirar uma foto da presidente para mandar aos familiares na Bahia. Minha irmã estava aqui na posse do Lula em 2003 e fotografou de pertinho o presidente. As fotos foram mandadas para nossa cidadezinha e fizeram sucesso por lá. Agora, minha obrigação é tirar uma foto da presidente eleita para prosseguir com o ritual”, diz.

Do estado do presidente Lula, a costureira pernambucana Ivone Marques do Vale, 52 anos, também veio a Brasília, pela primeira vez, visitar a filha. Ela planejou desde que saiu de Pernambuco ir à posse da presidente Dilma com a filha mais nova e o sogro. “Por ela ser mulher, o momento é especial. Não perderemos a posse de jeito nenhum. Votamos nela e a expectativa é a melhor possível”, conta.

Nenhum comentário: