quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Enquanto os tucanos almoçam com a "massa cheirosa", Lula almoça com catadores de lixo

Em natal de catadores, Lula ora por Alencar, cobra Kassab e promete visitar lixões Em sua última visita a catadores de material reciclável e moradores de rua como presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva prometeu nesta quinta-feira (23), em São Paulo, que visitará lixões depois de deixar o Palácio do Planalto. Lula também cobrou o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), por não firmar convênios com os catadores e se emocionou ao pedir uma oração a seu vice, José Alencar, internado em São Paulo em estado grave. Lula esteve na manhã de hoje no hospital Sírio Libanês e disse que o vice perdeu "3 kg" de sangue.

Acompanhado da presidente eleita, Dilma Rousseff, de oito ministros e dos presidentes do Banco do Brasil e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Lula se comprometeu a retornar ao evento, realizado nos dias 23 de dezembro, no qual catadores de todo o Brasil se reúnem em São Paulo. O presidente participa do encontro desde 2003.

Ao pedir ao padre Júlio Lancelotti que se iniciasse uma oração por Alencar, Lula disse: “Ele só tem um desejo: sair do hospital no dia 1º de janeiro para as 16h estar lá em Brasília na posse da Dilma, nem que seja de cadeira de rodas”.

Lula criticou Kassab por ter assumido o compromisso de um convênio com os catadores de papel, não assinado até agora. “Estou aqui de público, no microfone, cobrando”, disse o presidente, aplaudido por cerca de 2.000 pessoas presentes.

Lula se comprometeu a brigar por melhores condições de trabalho para os catadores. Citados pelo presidente em vários discursos, eles sofrem riscos à saúde ao trabalharem em lixões e aterro sanitários. O presidente ficou com os olhos marejados ao ouvir histórias de catadoras que atribuíram a ele e seu governo uma mudança de vida.

Em discurso, Dilma também se comprometeu a participar do evento dos catadores no final de 2011 para provar que “a invisibilidade neste país acabou e a cidadania é um direito de cada um”.

Dilma e Lula entregaram um caminhão ao movimento nacional dos catadores e assinaram convênios, com apoio do Banco do Brasil e do BNDES. A presidente eleita disse que as medidas são “um símbolo do meu compromisso de continuar esse caminho que o presidente Lula abriu”.Uol.

Recordar é viver: a massa cheirosa do PSDB


Nenhum comentário: