quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A Globo adverte: a internet é prejudicial ao sistema


24 novembro 2010 No post de segunda-feira falei sobre um nascente e sussurrante movimento da velha mídia contra o crescimento da internet como espaço jornalístico. Tratei de uma entrevista da Folha de S. Paulo com Evgeny Morozov, um dos principais críticos atuais da web como instrumento de democratização. Mas não é apenas em ações direitas como essa que esse movimento começa a acelerar-se. Matérias aparentemente casuais tentam criar uma consciência coletiva de retração no uso da internet.

O Jornal da Globo da mesma segunda-feira apresentou uma reportagem sobre pesquisa que afirma que o uso de computador à noite prejudica o sono. A pesquisa, que entrevistou 1400 jovens universitários no interior de SP, traz uns dados estranhos, além dessa amostra nada representativa de qualquer coisa que seja. Por exemplo: diz ela que “58% dos entrevistados que usam computador entre 19h e 21h dormem mal”, e que o índice aumenta para 73% quando os entrevistados usam o computador entre 19h e 0h. Para começar, os dados não são cruzados com pessoas que não usam computador, ou ao menos a reportagem não mostra. Não se sabe, portanto, se os problemas de sono são causados pelo computador. Talvez as pessoas que assistem ao Jornal da Globo tenham mais problemas para dormir depois. Aí está uma boa ideia para pesquisa.

Outra questão: e a possibilidade de essas pessoas ficarem até mais tarde no computador exatamente por terem problemas de sono? De qualquer forma, a hipótese de que o uso excessivo do computador à noite atrapalha o sono não é nenhuma novidade. Há alguns pares de anos pesquisas já relatavam o problema. A novidade é que agora o interesse em trazer novamente à tona quaisquer questionamentos à internet é grande.

Além da pesquisa estranha – ou relatada pela reportagem de forma estranha – o próprio texto da repórter Helen Sacconi faz algumas referências que induzem o telespectador a ver no computador um veneno. “Mais do que a balada, o álcool e o cigarro, é o uso do computador à noite que está prejudicando o sono dos jovens”, diz ela em determinado momento. Para, mais tarde, ameaçar: “As conseqüências de uma noite mal dormida por causa do computador vão muito além do cansaço. Segundo os médicos, dormir pouco aumenta as chances de obesidade e diminui a capacidade de concentração”. Aí vem uma pesquisadora da Unicamp e completa: “O que vai acontecer é que toda noite de sono mal dormida vai ser cobrada em algum momento da sua vida”.

Cigarro, álcool, maconha, cocaína, crack, pular do décimo andar, dar tiro no olho, andar sem colete à prova de balas no Rio de Janeiro: tudo é mais seguro do que ficar em frente ao computador. É o que diz a Globo. Cuidado: realmente, a semente da subversão é plantada a partir do momento em que se tem acesso a informações diferentes das passadas pela velha mídia. E, uma vez plantada, essa semente cresce e acaba em novas sementes. A internet facilita essa semeadura, e é isso o que eles temem. A Globo adverte: a internet é prejudicial ao sistema.

Postado por Alexandre Haubrich


3 comentários:

Marcus Vinícius disse...

Prezado amigo terrorista. Essa é a função da Globo. "Informar" os distraídos.
Isso nos deu a função de contrapartida: informar, sem aspas.

abraço sujo

www.mastrandea.blogspot.com

O TERROR DO NORDESTE disse...

Mastra, é isso aí.

Unknown disse...

Durante o dia: muito trabalho.
À noite: ler ou escrever (informação) na internet faz mal à saúde. Falar com a família,com amigos, estudar, pesquisar, namorar, tudo isso pode trazer graves consequências...parem a vida porque é a Globo que está avisando!...