segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O índio larápio de merenda está violando a lei eleitotal:cadê doutora Sandra Cureau??

“É a hora da virada”Para tentar virar o jogo da disputa presidencial, o PSDB apela agora para uma e-mail marketing em que convoca "a hora da virada". Mesmo pessoas que não se cadastraram no site do candidato tucano, José Serra, receberam na manhã desta segunda-feira (30) um spam com mensagem de seu vice, Indio da Costa.

Nela, Indio tenta fazer uma comparação entre o atual momento da campanha com a lei da Ficha Limpa. O vice de Serra diz que "as pesquisas não acreditavam na aprovação do Ficha Limpa, mas com a mobilização a Lei foi aprovada". Em alguns parágrafos, o texto também faz referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que tenta transferir votos para sua candidata Dilma Rousseff (PT).

- Eleição não pode ser a escolha autocrática de uma pessoa que deseja impor sua vontade.

Antes de tentar decretar este como o momento da virada, Indio também ameniza a queda nas pesquisas e convoca ajuda dos internautas.

- Todas as campanhas vitoriosas têm momentos difíceis. Somos 72 milhões de brasileiros conectados - uma das maiores comunidades do mundo na internet e é a hora da virada. SERRA precisa do seu apoio agora!

Depois dos domínios tucanos na web ficarem fora do ar por alguns dias, o e-mail traz o link de um vídeo em que Indio convoca os eleitores para fazerem parte do time pró-Serra.


O R7 consultou a assessoria do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que confirmou que este tipo de propaganda política, sem autorização do eleitor, pode render punições ao candidato.

A lei eleitoral não proíbe que o candidato mande e-mails para os eleitores, mesmo que o envio seja sem permissão. O que é ilegal é o candidato não colocar, de maneira visível e de fácil reconhecimento, a opção para o eleitor retirar seu e-mail daquela lista. A denúncia pode ser feita se, depois de 48 horas, os spams continuarem chegando.

No email de Indio, há um link para retirar o e-mail da lista. Para os mais distraídos ou para quem não fala inglês, o R7 indica onde clicar:

Seta indica onde o eleitor deve clicar para parar de receber spams

Aos intenautas que quiserem denunciar, a reclamação deve ser feita no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de seu Estado.

Nenhum comentário: