quarta-feira, 26 de maio de 2010

Dilma diz que tributação sobre remédios é 'absurda' e defende redução


Agência Estado


A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, defendeu nesta quarta-feira, 26, a redução dos impostos que incidem sobre medicamentos e uma reforma tributária. Para a petista, além de encaminhar a proposta de reforma, o governo precisa tomar decisões "imediatas" para diminuir impostos. "O Brasil chegou no momento que, para dar os passos seguintes, vamos ter de desonerar, tirar impostos", disse em entrevista à Rádio Record.

"Nos remédios é um absurdo a tributação. A próxima ação imediata é remédio, porque é uma questão de sobrevivência da população", disse Dilma. Ainda na área da saúde, a presidenciável disse ter como meta dar um "salto", com a construção de unidades de pronto-atendimento 24 horas e de policlínicas.

Segundo Dilma, para fazer a reforma tributária, ela criaria um fundo de compensação temporário para Estados e municípios. "O efeito (da reforma) às vezes vem um ano e meio depois. Os governos querem efeito imediato." Deu como exemplo o desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) concedido pelo governo federal a alguns setores. "A gente teve que compensar os governos, mas, no final, a gente saiu lucrando. Todo mundo ganha com a redução de impostos."

Dilma falou por uma hora ao apresentador Paulo Barboza e respondeu a perguntas de cinco ouvintes. Ela aproveitou a audiência formada por 86% de mulheres para cortejar as eleitoras. "Mulher hoje é chefe de família, empreendedora. A gente, mulher, é uma pessoa especial. Quando a gente quer uma coisa, a gente teima. A gente tem que continuar teimando."

Uma ouvinte questionou Dilma sobre o que a presidenciável faria, se eleita, para melhorar as condições de financiamento para a compra de imóveis. "Sabendo de todas essas dificuldades de quem tem vontade de ter uma casa, fizemos o Minha Casa, Minha Vida. Eu vou te dar mais ou menos a condição do programa", respondeu, discorrendo sobre os benefícios para cada faixa de renda.

Dilma deu como atingida a meta de construção de 1 milhão de casas estabelecida pelo governo federal ao lançar o Minha Casa, Minha Vida. "Fizemos só 1 milhão de casas nessa primeira fase. Entre 2011 e 2014 dá pra fazer, no mínimo, mais 2 milhões."

A petista prometeu ainda investimento federal de R$ 10 bilhões em projetos de drenagem, para combater enchentes. "Não houve investimento durante o governo Lula porque não deu. O governo federal não tinha obrigação de investir em drenagem, por isso não investiu, mas agora achamos importante, para acabar com isso de que a cada chuva as casas alagam, as pessoas perdem tudo", disse.

Questionada pelo apresentador se identificava algo que não deu certo na gestão Lula, Dilma disse que o governo promoveu ajustes no que não ia bem e deu como exemplo o Fome Zero. "Nós acabamos com a fome, mas o programa Fome Zero, que estava restrito, virou Bolsa Família."

Nenhum comentário: