terça-feira, 27 de abril de 2010

Dilma rebate proposta de Serra de criação do Ministério da Segurança


A pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, afirmou nesta terça-feira (27), em entrevista coletiva, que o Ministério da Justiça já atende suficientemente a questão da segurança pública e avalia que não existe a necessidade de um novo ministério para cuidar apenas dessa área.

“O Ministério da Justiça tem hoje caráter muito forte na segurança pública e dentro daquela questão de não ficar criando ministério atrás de ministério, não vejo muita importância nisso", disse em entrevista coletiva no Senado. "Concordo que é importantíssimo e será uma das minhas prioridades esse foco na segurança pública. Acho que o Ministério da Justiça tem desempenhado essa função com muito empenho, inclusive multiplicando o investimento de recursos.”

Segundo ela, o Ministério da Justiça destina hoje 78% dos seus recursos para programas na área de segurança pública. Na gestão Lula, ressaltou ela, foram criados a Força Nacional de Segurança e o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que unem a repressão ao crime organizado com ações de cidadania e programas sociais.

Dilma ressaltou ainda os investimentos feitos pelo governo federal no treinamento dos policiais e no aumento do efetivo e das capacidades da Polícia Federal, o que fez aumentar o número de operações especiais em cerca de 40%. “Todo o reaparelhamento da Polícia Federal que fizemos, investindo numa área crucial de inteligência, é fundamental para fazer operações especiais."

O governo atual, afirmou Dilma, fez mais de 1.000 operações especiais desde 2003, um aumento por 40 vezes em relação ao mesmo período anterior que teve 29 operações. "Foram investigações na área da corrupção, do crime organizado, em todas as áreas com interface de segurança com o governo federal”, comparou.

Banda larga

Dilma defendeu também o Programa Nacional de Banda Larga, em discussão no governo federal, como uma maneira forma de baratear e ampliar o acesso à Internet rápida no Brasil. Ela fez referência a um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), que mostrou a banda larga no Brasil com um custo até dez vezes maior que nos países desenvolvidos.

“Saiu no jornal hoje notícia que acho importante, que o Brasil tem uma banda larga 10 vezes mais cara que os países desenvolvidos e que dos 58 milhões dos domicílios [brasileiros], 79% não tinha banda larga", disse. "Temos duas situações, nós não só não temos acesso como pagamos muito. Isso é uma das fundamentações do plano de banda larga do governo Lula, ao qual eu apoio e que tem que ser desenvolvido porque será uma das formas de levar o nosso povo a emancipação e a uma melhor qualidade educacional.”

Em sua página no Twitter, Dilma comentou hoje o estudo o estudo do Ipea e a importância do programa de banda larga: "Temos que universalizar o acesso ao sistema de banda larga para que o brasileiro tenha uma internet rápida,de qualidade e de baixo custo".

www.dilmanaweb.com.br

Nenhum comentário: