domingo, 28 de março de 2010

RJ: Dilma vence Serra, diz Vox Populi


Pesquisa do Instituto Vox Populi sobre intenção de votos para presidente, realizada entre os dias 20 e 22 de março no Estado do Rio de Janeiro, obtida com exclusividade pelo jornal O Dia, mostra empate técnico entre a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef (PT), e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), os dois principais candidatos à sucessão presidencial. Dilma Rousseff aparece com 29% da preferência do eleitorado, enquanto o tucano tem 28%.O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) está em terceiro, com 16%, enquanto a senadora Marina Silva (PV-AC) aparece em quarto lugar, com 9%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) dia 18 de março, com o nº 18.994/2010. O Vox Populi fez 1.000 entrevistas na capital, na Região Metropolitana e no interior do Estado do Rio. No cruzamento por região, Dilma Rousseff apresentou seu melhor desempenho na capital do Estado, com 33% das intenções de voto, contra 20% de Serra. Já o tucano teve a sua melhor performance no interior, com 40% das intenções. Nesta região, Dilma somou apenas 24% das intenções.

Para o presidente do Vox Populi, João Francisco Meira, a pesquisa revela uma tendência nacional, que demonstra o crescimento de Dilma. "A boa performance da petista na capital revela o grau de informação do público. À medida que Dilma associa sua imagem à imagem do presidente Lula, ela ganha respaldo e aceitação. No interior, essa informação chega de forma mais lenta ao eleitor", acredita o presidente do Instituto Vox Populi.

Em outro cenário, sem a participação de Ciro Gomes, que ainda não teve a candidatura confirmada ¿ mas é aliado de Lula, Serra (34%) e Dilma (31%) também aparecem tecnicamente empatados. Com Ciro fora, Serra chega a 48% no interior, seu melhor desempenho no Estado do Rio. No mesmo cenário, Dilma tem seu melhor resultado na capital, com 37% das intenções de voto. "Não está claro ainda para o eleitor que Ciro é aliado de Lula", diz.

De acordo com Meira, a aprovação de Lula no Rio chega a 90%. Para 29% dos entrevistados, o governo é ótimo; 43% acham bom; 18%, regular positivo; 5%, regular negativo; 3%, ruim; e só 2% acham péssimo. A pesquisa também mostra que 86% dos entrevistados sabiam que o presidente não pode concorrer nas eleições de outubro. Mas se pudesse, 61% o escolheriam outra vez.

Tucano prevê campanha acirrada entre Dilma e Serra

O empate técnico entre a ministra Dilma Rousseff (PT) e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), nas intenções de votos dos eleitores do Rio foi considerado normal pelo presidente regional do PSDB, deputado estadual Luiz Paulo Corrêa. "Até o dia 2, quando a Dilma vai deixar o ministério, este empate técnico vai permanecer", avalia o tucano. Ele prevê, que a partir desta data, o desempenho da petista deve cair.

"A partir de 3 de abril a candidatura de Dilma vai perder o palanque diário do Lula nas inaugurações de obras", explica Luiz Paulo. Com o início da campanha na TV, porém, ele avalia que a disputa deve ficar acirrada entre Dilma e Serra.

Luiz Paulo não acredita na candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB) a presidente. "Lula quer a polarização da disputa entre Serra e Dilma. A candidatura de Ciro não interessa ao governo porque ele atira para todos os lados", afirma o tucano. Luiz Paulo, porém, não teme a suposta polarização.

"O que vai contar para o eleitor é a vida pregressa dos candidatos. O Serra tem o voto dele. Já a Dilma é só reflexo do Lula, que transfere votos para ela. A questão é quanto esta transferência vai influir no resultado da eleição", afirma o presidente do PSDB. Ele também acredita no crescimento das intenções de votos em Marina Silva, "o que deve levar a disputa para o segundo turno".

Sirkis lembra Gabeira para manter confiança em Marina
O desempenho da senadora Marina Silva na pesquisa agradou ao presidente do PV no Rio, o vereador Alfredo Sirkis. "Gabeira tinha 4,3% na primeira pesquisa para a Prefeitura do Rio", comparou Sirkis, lembrando o desempenho do deputado federal Fernando Gabeira (PV) nas eleições de 2008 ¿ o verde acabou disputando o 2º turno com Eduardo Paes (PMDB) e foi derrotado por diferença de menos de 1% dos votos.

Para Sirkis, os índices de Marina "estão bons em comparação com os outros candidatos". "A Dilma está todo dia na TV no palanque do Lula e o Serra já disputou uma eleição presidencial. A Marina, com o grau de conhecimento que ela tem, está muito bem", avalia Sirkis.

Para o presidente do PV, com o início da campanha a senadora ficará mais conhecida do eleitor carioca e fluminense. "Muitas pessoas ainda não conhecem Marina", afirma o vereador. Ele atribui a este desconhecimento o fato de ela aparecer na pesquisa liderando a lista dos candidatos em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum.


Presidente regional do PT diz que associação Dilma- Lula é tendência'


Para o presidente regional do PT, deputado federal Luiz Sérgio, o empate técnico entre a petista Dilma Rousseff e o tucano José Serra demonstra um reflexo do que está acontecendo em todo o País. "À medida que as pessoas tomam consciência que Dilma Rousseff é a candidata do Lula e pretende dar continidade a todos os projetos implantados pelo governo federal, sua aceitação aumenta no País. É uma tendência que acontece em todas as partes do Brasil", avalia o deputado federal Luiz Sérgio.

Segundo o presidente do PT, a boa aceitação do governo Lula no Rio de Janeiro repercute também na disputa eleitoral do governo do Estado, em que o governador do Rio, Sérgio Cabral, também vive bom momento, conforme pesquisa do Vox Populi, divulgada pelo jornal O Dia O DIA na sexta-feira.

"Isso se deve às parcerias que estão sendo realizadas entre o governo do estado e o governo federal, como as obras que estão acontecendo no Rio de Janeiro, no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)", explicou o presidente regional do Partido dos Trabalhadores. Terra.

Nenhum comentário: