sábado, 27 de março de 2010

Por que Datafolha cheira mal



Vários fatores estão gerando suspeita sobre a pesquisa Datafolha feita de afogadilho na quinta e na sexta-feira e publicada hoje, começando pela pressa e pelo sigilo que envolveram a sua realização.

O próximo fator que salta aos olhos é a conveniência dessa sondagem para o governador José Serra, notoriamente o candidato a presidente da família Frias, dona do grupo Folha, justamente na véspera de seu afastamento do governo do Estado e do lançamento da sua candidatura.

O terceiro fator está contido na análise do diretor do Datafolha, Mauro Paulino, na Folha, valendo-se da platitude de que “pesquisas são flagrantes do momento” e que podem mudar, pois parece plantar uma “explicação” para o previsível desmentido dessa pesquisa por outros institutos

O último fator, tão subjetivo quanto os anteriores, é o de que estamos falando de um instituto de pesquisas de opinião que pertence à Folha de São Paulo, aquele jornal que não hesitou em publicar, em sua primeira página, falsificação grosseira de ficha policial da grande adversária de Serra.

A pesquisa tenta se justificar exacerbando os pontos mais frágeis da ministra Dilma Rousseff, como a maior dificuldade dela entre as pessoas do mesmo sexo e do Sul do país, arrematando com as propagandas de Serra na TV e sua intensa incursão nos programas de auditório, ou com ele ter admitido que é candidato e por estar chovendo menos em São Paulo.


Nada explica, porém, que, tão repentina e intensamente, as mulheres e o Sul do país tenham descoberto que amam Serra. Duvido de que uma declaração dele de que é candidato ou acontecerem um pouco menos desastres em São Paulo lhe permitiriam angariar cerca de 7,5 milhões de votos (cada ponto percentual vale 1,5 milhão) tão rapidamente.


A pesquisa Datafolha é de uma conveniência inacreditável para Serra. Ele deve ser o político mais sortudo do mundo. Esses números serão usados para ajudar a fechar apoios políticos à sua candidatura e a soterrar resistências dentro do seu partido e entre seus aliados externos.

Finalmente, concluo que essa manipulação escandalosa permitirá ver até que ponto o PT está preparado para enfrentar uma campanha desse nível. Se o partido, de uma forma ou de outra, não encomendar pesquisas com celeridade, permitindo, assim, que o factóide surta efeito, será preocupante.

Por outro lado, se o PT mostrar que está antenado e disposto a enfrentar a guerra eleitoral que se avizinha, a Folha e seu grupo político poderão descobrir que fizeram uma aposta muito alta ao falsificarem uma pesquisa de forma tão grosseira.

E por que o Datafolha foi a campo


Há um outro fator que torna ainda mais estranha a pesquisa Datafolha divulgada neste sábado. Para entendê-lo, vejamos a freqüência com que o instituto de pesquisas tem ido a campo para a avaliar a sucessão presidencial.

As últimas três sondagens aconteceram de 14 a 18 de dezembro de 2009, de 24 a 25 de fevereiro de 2010 e, surpresa!, meros 30 dias depois. E, à diferença de suas pesquisas anteriores, não houve divulgação de que esta ocorreria.

Por que o Datafolha foi a campo tão rápida, sigilosa e inesperadamente? Terá alguma coisa que ver com o lançamento iminente da candidatura Serra, aquela que eu dizia, de novo na contramão da maioria, que era inexorável?


Eduardo Guimarães. Blog Cidadania.

12 comentários:

Pb.Jurandi disse...

Gilvan, a folha já passou dos limites,ouo Pt reage ou eles vão
bagunçar a eleição.
veja um comentário de um leitor do
PHA denunciando a farsa dessa pesquisa.

Jornalista Paulo Henrique Amorim

Sou entrevistador do Datafolha há algum tempo e desta vez percebi que a manipulação das entrevistas foi descarada, não podia deixar de denunciar.

Participei do trabalho de entrevistas desta pesquisa divulgada hoje que coloca o José Serra na frente da Dilma com 9 pontos.

Posso garantir que sempre são realizadas entrevistas em maior número nos bairros onde vivem as pessoas mais ricas, desta vez então foram realizadas entrevistas nestes bairros em maior número ainda e em fichas em branco no local onde é anotada a região onde a entrevista foi realizada.

Eu e outros pesquisadores ja percebemos isto a muito tempo mas agora foi demais, isto deve estar acontecendo em outros locais do Brasil. Não podiamos deixar de denunciar, esta pesquisa foi manipulada, pode acreditar, a Dilma ja esta até na frente do Serra, pois, nos bairros mais pobres de São Paulo ela esta bem mais na frente, é que a coordenação da pesquisa mandou fazer mais pesquisas onde mora menos gente e as pessoas são mais ricas.

Estamos denunciando isto porque é uma vergonha, a folha e a Globo querem fazer o povo brasileiro de tontos, chega.
Está tambem no meu blog.

Anônimo disse...

Vocês, que engoliram caladinhos a candidata biônica imposta pelo Lula, não têm do que reclamar agora. Deixem, então, a chorumela de lado e corram atrás do prejuízo. Mas, por favor, sem atropelar a lei como o Lula e sua candidata vêm fazendo. É muito feio. E é crime.

Unknown disse...

Com toda a certeza Terror, a pesquisa é encomendada para a saída de Serra do Governo do Estado, visto que ao baixar à várzea, ele ficará sem visibilidade nestes 3 meses...DISSESTE TUDO...

Unknown disse...

A candidatura da Dilma biônica? Hehehe...e a do Serra? é calabÔnica...calou a boca do Aécio, que colocou o rabo entre as pernas e vai sair candidato a Senador por Minas...hehehe...vai ver a votação calabônica do Serra em Minas...hehehe

O TERROR DO NORDESTE disse...

Joel e Jurandi, esses demotucanos safados sabem que a pesquisa foi manipulada.Que Serra já era.

Albino disse...

O que mais me assombra nestas pesquisas é intenção de consolidar, de imediato, polarização entre dois candidatos. Não e´ possível, que Marina e Ciro, mantenham estacionados no mesmo patamar de votos, diante do aumento da exposição de suas candidaturas. Certamente, jogam com os números de Marina e Ciro - dentro da margem de erros - para melhorar a posição do candidato que querem beneficiar. Lamentavelmente, a grande mídia tem provocado o tempo todo, a polarização entre o candidato da oposição e candidata do governo. Esses dois candidatos estão todos os dias estampados nos jornais e telejornais e os demais candidatos são ignorados. E o debate sobre o futuro?Que nação que queremos construir. A grande mídia não preocupa com estas indagações, mas sim, em defender os seus interesses.
Precisamos da candidatura da Marina para nos sensibilizar com a suas utopias e da candidatura do Ciro para apimentar o debate. Enfim, precisamos, no primeiro turno, envolver a população no debate da nação que precisamos construir e, não ficar no discurso diminuto, do hoje contra o ontem.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Albino, não convence o argumento que Marina e ciro não estão na mídia. Estão sim.Marina foi homenageada no Bloco Nóis Sofre Mais Nóis Goza, aqui do Recife.NUnca o referido bloco, que acompanho mais de 10 anos, teve um boneco gigante em defesa de um candidato.Marina, neste ano, foi contemplada com um boneco, todo de verde.

Unknown disse...

Para o Albino: o Serra também pensa assim...guarzim ocê...

O TERROR DO NORDESTE disse...

Joel, isso memo.

Anônimo disse...

A candidata biônica emPACou porque já está no limiar do "patamar histórico de votação de candidatos petralhas, para essa fase da campanha", e talvez nem consiga atingir aquele terço do eleitorado que é cativo do PT. Lula, que é o maior perdedor de eleições presidenciais do país, sabe muito bem disso. Tanto sabe que teve que abraçar, publicamente, em 2002, o "neoliberalismo" tucano (está na tal "Carta ao..."), senão não teria sido eleito. Não é por outra razão, aliás, que ele vem usando desenfreadamente a máquina pública e atropelando a lei, na mais desavergonhada campanha eleitoral antecipada de todos os tempos e países. Está sentindo o cheirinho da derrota no ar. E a derrota, como se sabe, "cheira mal".

Assim sendo, reitero o que disse: "Vocês, que engoliram caladinhos a candidata biônica imposta pelo Lula, não têm do que reclamar agora. Deixem, então, a chorumela de lado e corram atrás do prejuízo. Mas, por favor, sem atropelar a lei como o Lula e sua candidata vêm fazendo. É muito feio. E é crime".

O TERROR DO NORDESTE disse...

Anônimo, uma pena que eu não conheço você pessoalmente, do contário, com, certeza, serias mais a perder uma aposta.Digo mais:Dilma, com todas as sacanagens do PiG, pesquisas e afins, vencerá esta eleição no primeiro turno. Mais:vocês demotucanos vão ver uma mulher na presidência totalmente diferente de Lula. Preparem-se: Dilma tem os filhos de pentelhos de Hugo Chávez e os fios da barba de Fidel Castro.

Albino disse...

TERROR,
Você não entendeu o que eu disse.Concordo com você, que a exposição na mídia, tanto da Marina quanto do Ciro, tem aumentado este ano.Por isso, não posso acreditar, que esses dois candidatos estejam, nas pesquisas recentes , estancados no patamar do ano passado.
Quanto a intenção, da grande mídia, de provocar a polarização só não é visível para quem não quer ver.Basta olhar as manchetes dos grandes jornais e, diariamente, os nomes de Serra e Dilma estão lá estampados , ora como candidatos, ora como governador e ministra. A quem interessa esta polarização? Você e, demais petistas, acham que a Dilma ganha com a polarização, mas o PIG, acha que quem ganha com polarização antecipada é o Serra.Eu, acho que quem perde é a nossa jovem democracia.
Vamos esperar até julho, data de inicio da campanha, para ver a quem, de fato, a polarização antecipada beneficiou.Lá,voltaremos a falar sobre este assunto.