sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Sabujo da Folha de São Paulo faz um esforço enorme para salvar José Serra


O sabujo Fernando Rodrigues, da Folha de São Paulo, faz, no comentário abaixo, um enorme esforço hercúleo para salvar José Serra.O piolhento, ao invés de destacar a queda constante de Serra nas pesquisas e o aumento vertiginoso de Dilma Rousseff, prefere dar destaque à candidatura Ciro.Na minha opinião, independentemente dos números da pesquisa, a saída de Ciro do páreo fortalecerá e muito a candidatura Dilma, a começar pelo tempo de TV.Além do mais, Ciro tem o pavio curto e, no decorrer da campanha, mesmo sendo ele da base do governo Lula, o sujeito poderá destilar seu veneno contra Dilma, contra o PT.


Dilma sobe menos se Ciro sai da disputa, diz Vox Populi

Pesquisa eleitoral Vox Populi indica que por enquanto não se comprova a tese governista de que menos postulantes favoreceriam a pré-candidata do PT a presidente, Dilma Rousseff.


Quando Ciro está entre os possíveis candidatos, Dilma Rousseff sobe 9 pontos percentuais em relação ao que tinha em dezembro na pesquisa Vox Populi. Se o candidato do PSB é retirado da lista de candidatos, Dilma sobe 8 pontos no mesmo levantamento.


Eis os dados:


Cenário com Ciro em 11-14.dez.2009 e em 14-17.jan.2010

José Serra (PSDB) – 39% > 34% (caiu 5 pontos)

Dilma Rousseff (PT) – 18% > 27% (subiu 9 pontos)

Ciro Gomes (PSB) – 17% > 11% (caiu 6 pontos)

Marina Silva (PV) – 8% > 6% (caiu 2 pontos)

Indecisos, brancos e nulos – 18% > n.d. (variação?)



Cenário sem Ciro em 11-14.dez.2009 e em 14-17.jan.2010

José Serra (PSDB) – 46% > 38% (caiu 8 pontos)

Dilma Rousseff (PT) – 21% > 29% (subiu 8 pontos)

Marina Silva (PV) – 11% > 8% (caiu 2 pontos)

Indecisos, brancos e nulos – 23% > n.d. (variação?)



A pesquisa Vox Populi entrevistou 2.000 pessoas em todas as regiões do Brasil e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais. Não foram divulgados no início da noite de sexta-feira (29.jan.2010) os percentuais de indecisos, brancos e nulos pelo contratante do levantamento, a TV Bandeirantes.



Como os dados à disposição, a pesquisa Vox Populi de janeiro na comparação com a dezembro indica o seguinte:



· Ciro Gomes fora da disputa não favorece necessariamente e integralmente a Dilma Rousseff. Aparentemente, uma parte das intenções do pré-candidato do PSB acabam desaguando na categoria de indecisos, brancos e nulos;



· Dilma está crescendo e José Serra está caindo;



· Marina Silva e Ciro Gomes estão em queda.



Para quem quer acompanhar todos os levantamentos de intenção de voto, este blog mantém desde o ano 2000 o mais amplo arquivo disponível com todas as pesquisas presidenciais e estaduais já divulgadas. Nas páginas sobre as disputas de vários Estados, quando disponíveis, é possível verificar também os percentuais de cada candidato a presidente. Por exemplo, são os caso de São Paulo, Rio, Minas Gerais e Pernambuco.

5 comentários:

Unknown disse...

TERROR, me permita discordar...FERNANDO RODRIGUES se pauta pelo profissionalismo em suas análises...é um dos poucos que sabem que seu conceito como profissional é muito mais importante do que a babaçãod de ovo usual no PIG...não tenho lido coisas tendenciosas...ele escolhe suas notas profissionalmente, sem, é claro, deixar de espelhar a ideologia dominante no veículo para o qual trabalha...mas é extremamente profissional, e isso posso e DEVO testemunhar...grande abraço, ATÉ A VITÓRIA !!!

O TERROR DO NORDESTE disse...

Joel, permita-me dizer que, dos sabujos do PiG, Fernando Rodrigues é o menos parcial, mas nesta análise ele andou muito mal.Abraços.

Leonardo Afonso disse...

Eu concordo que Ciro no páreo atrapalhe mais Serra do que Dilma, embora nesta pesquisa isso seja quase irrelevante: diferença com ciro 7%, sem, 9%. Acho que ele atacaria mais o Serra, de quem é inimigo figadal, e declararia apoio a Dilma no 2°.
Mas o jornalista (ou antes seu patrão) é ridículo. A manchete é Dilma encosta em Serra, ele põe Dilma sobe menos.
Há muita água para rolar, pode ser que Dilma dispare - e tem espaço para isso, o eleitorado que sabe que existe "aquela mulher lá" como já ouvi mas vai guardar rapidinho o nome quando Lula subir nos palanques - mas estou imaginando que o eleitorado dos candidatos que não passam vai decidir a parada. E a campanha na TV, é claro - e o PT tem mais carta na manga.

Santa Cruz do Capibaribe,que cidade é essa? disse...

Como diz um grande colaborador e amigo:TÕ CUM A MUIÉ DE LULA E NUM ABRO NEM PRUM TREM !!!

O TERROR DO NORDESTE disse...

Leonardo, tudo bem, só que para Ciro atacar o vampiro não precisa ser candidato à presidência da República.Mais:Sem Ciro, Dilma ganha, no mínimo, 3 minutos no tempo da TV e o tempo da TV é muito importante em campnha eleitoral. Abraços.