domingo, 31 de janeiro de 2010

PPS e DEM:tudo a ver

Vereador é preso acusado de vender votos em Mato Grosso


O vereador Ervino Kovaleski (PPS), da cidade de Marcelândia (MT), a 716 km de Cuiabá, foi preso neste domingo, pela Operação Judas, da Polícia Civil. Investigações realizadas em conjunto com o Ministério Público do Estado apontam que o vereador, conhecido como Nenzinho, teria solicitado e recebido vantagens financeiras em troca de apoio político, especialmente para a composição da chapa para eleição da presidência da Câmara de Vereadores.

Kovaleski foi eleito pelo PPS pela coligação Marcelândia em Boas Mãos, liderada pelo atual prefeito Adalberto Navair Diamante. Após a eleição, segundo investigações da Polícia e MP, o vereador teria mudado sua posição política e integrado o grupo de oposição, representado pelos partidos DEM e PSDB, apoiando a eleição a eleição do vereador Diego Bugarelli Grelak para a presidência da Câmara.

O PPS moveu um processo para a cassação de Kovaleski, mas foi anulado pela Justiça. Segundo autos do inquérito policial, constam cópias de cheques emitidos por Celso Luiz Padovani, que é presidente do DEM na cidade e administrador da empresa Pronorte, em favor de Ervino Kovaleski.

Nas investigações, foi constatado que Kovaleski teria solicitado de Padovani a quantia de R$ 6 mil, um terreno no centro de Marcelândia e uma propriedade rural para apoiar em 2010 a nova eleição para mesa diretora. Caso não recebesse as vantagens, iria mudar novamente para o grupo do atual prefeito, Adalberto Diamante. Kovaleski, e se inscrever na chapa apoiada pelo atual prefeito.

O delegado Luiz Henrique de Oliveira, de Marcelândia, afirmou existir indícios que o vereador também teria recebido dinheiro do grupo que apóia o prefeito Adalberto Diamante. Para o delegado a investigação pode ter desdobramentos que leve a outras prisões, especialmente de políticos do município.

O mandado de prisão temporária do vereador foi expedido pelo juiz Anderson Candiotto, da Comarca de Marcelândia.

Marcelândia foi apontada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) como o município campeão dos desmatamentos da Floresta Amazônica em 2007. No ano de 2008, a cidade integrava os 36 municípios que mais desmataram a Amazônia e, em 2009, estava entre os 43 municípios, segundo Ministério do Meio Ambiente (MMA).


Terra

Nenhum comentário: