quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Lula está bem



Lula desembarca em São Paulo, recebe atendimento médico no aeroporto e vai para São Bernardo O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou por volta de 11h10 desta quinta-feira (28) no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Ele desceu do avião presidencial e caminhou até o carro que o levou até São Bernardo do Campo (ABC Paulista), onde descansa em companhia dos familiares até domingo, seguindo recomendação médica.

Lula saiu às 8h do Recife, depois de sofrer uma crise hipertensiva durante viagem a Pernambuco, e ao chegar ao aeroporto de São Paulo conversou com o cardiologista Roberto Kalil Filho.

Lula precisa descansar“Ele teve um aumento de pressão. Foi controlado. Fizeram uma avaliação clínica dele e acharam por bem dispensar o presidente porque estava tudo bem. Como estava previsto, talvez ele faça nos próximos dias o check-up anual dele”, disse o médio. "Eu gostaria que essa avaliação fosse feita o mais rápido possível, nos próximos dias", disse Kalil.

Questionado se Lula teve a hipertensão detectada em outros exames, Kalil respondeu: “O presidente é uma pessoa saudável”.

Mais cedo, o cardiologista havia dito que Lula fará um check-up “nem que tenha que ser puxado pela orelha”. A série de exames deve ser realizada ainda neste final de semana, provavelmente no Hospital Sírio Libanês. Kalil contou ainda que monitorou o estado de saúde do presidente desde a noite de ontem, por telefone. "Acompanhei a situação também ao longo da madrugada e o presidente está bem".

Lula teve uma crise de hipertensão ontem à noite, quando estava no avião que o levaria para o Fórum Econômico Mundial, em Davos. Ele foi internado no Real Hospital Português de Beneficência (RHP), na capital pernambucana, onde passou a noite. Ele recebeu alta às 6h55 de hoje e a agenda dele foi cancelada até segunda-feira (1º), por orientação médica.

Segundo o boletim médico, Lula teve uma crise hipertensiva, causada por forte estresse. A pressão do presidente chegou a 18 x 12, quando normalmente fica em 11 x 8.

Na Suíça, Lula receberia o prêmio de Estadista Global. Ele será representado pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Em Davos, estão presentes vários membros do governo brasileiro, entre eles o ministro da Fazenda, Guido Mantega; e das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Nenhum comentário: