domingo, 20 de dezembro de 2009

PT, o partido preferido dos brasileiros

Do Correio Braziliense

Brasília - O ano pré-eleitoral não foi suficiente para inflar a maioria dos principais partidos, mas pelo menos três têm motivo para comemorar. Lista das filiações no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que PV, PSB e PT, respectivamente, ampliaram seus quadros em relação à contabilização válida para as últimas eleições presidenciais, em 2006, enquanto PMDB e PSDB se mantiveram estáveis. Foi dos verdes o melhor desempenho, mas os peemedebistas continuam sendo os mais numerosos.

O PV, que filiou a senadora e pré-candidata a presidente Marina Silva, tem agora 259.794 filiados. Em novembro de 2005, quando foi fechada a lista válida para o pleito de 2006, tinha 181.673, um aumento de 43%. O crescimento já vinha ocorrendo nos anos seguintes, chegando em 2007 a pouco mais de 219 mil filiados. Entre os grandes partidos, o PT foi o segundo que mais cresceu. Dos 1.054.671 eleitores filiados, passou a 1.249.211 (18,4% a mais). O partido ultrapassou o PSDB em número de filiações, secompararmos os números com 2005.


Já os tucanos ficaram praticamente estáveis, enquanto viam os petistas se multiplicar. Conforme listagem de outubro deste ano, o PSDB tem hoje 1.166.051 filiados. Em 2005, eram 1.101.759 e em 2007 1.142.588. Já o PSB, que também tem como pré-candidato à Presidência o deputado federal Ciro Gomes, ampliou seus quadros em 28,6%, passando de 340.121 para 437.419 filiados.

O PMDB, maior partido do Brasil em número de adeptos, se manteve com cerca de 2 milhões de filiações. Depois de perder pouco mais de 14 mil em seus quadros em outubro de 2007, voltou aos parâmetros válidos para a última eleição presidencial, ficando atualmente com 2.044.629 eleitores filiados. Já o DEM, antigo PFL, perdeu cerca de 4% dos seus filiados, ficando este ano com 992.486.

Os dirigentes dos partidos atribuíram o crescimento da militância às movimentações pré-eleitorais e disseram não ter feito trabalhos específicos para captar adeptos. No PV, a onda verde com a filiação e a possível candidatura nasucessão presidencial de Marina Silva foram um dos motivos apontados pelo presidente do partido, José Luiz Penna, para o crescimento. "Trabalhamos muito no sentido de criar possibilidades de receber as pessoas, por outro lado a sociedade começou a entender melhor a necessidade de um partido como o PV no jogo político brasileiro e mundial. Essas duas questões levaram a esse crescimento que não pode parar". O dirigente acredita que fatores externos, como a ampliação dos debates ambientais e sobre sustentabilidade, também ajudaram.

O secretário-geral do PSB, senador Renato Casagrande, afirma que houve um recadastramento de filiados no partido, que tem investido em novas adesões. "Incentivamos muito o partido a fazer filiações para poder viabilizar as candidaturas. Paralelamente, temos feito um trabalho de formação política". Segundo Casagrande, o partido também tem crescido em número de eleitos e o objetivo é ampliar a bancada federal. "A expectativa de candidatura própria também ajuda".

Já o PT, apesar de ter aumentado as filiações, poderia ter um desempenho melhor, na visão do secretário nacional de organização, Paulo Frateschi. "Crescemos pouco para um partido que está com aceitação e com quase 30% da preferência popular nas pesquisas". A dificuldade para o ingresso foi apontada por Frateschi como fator para frear as filiações. Segundo ele, são muitas as formalidades, como fazer curso e participar de plenárias de adesão.Comentário do Terror:NÃO É SÓ ISSO, A COBRANÇA DO DÍZIMO AFASTA MUITA GENTE, SE NÃO FOSSE O DÍZIMO O PT JÁ TERIA MAIS DE 5 MILHÕES FILIADOS. Sobre o crescimento da legenda, ele afirma que a aceitação do governo Lula contribuiu e lembra que houve desfiliações no período. O partido fez um recadastramento e excluiu casos como dupla filiação. Apesar de considerar baixo o aumento, Frateschi diz que o partido já tem mais filiados que os constantes do TSE, passando a 1,354 milhão de integrantes.

Nenhum comentário: